Dia da Conquista do Monte Castelo na Itália pela FEB em 1945!

Voiced by Amazon Polly

Exatos 74 anos, em 21 de fevereiro de 1945, a Força Expedicionária Brasileira, conhecida como FEB, realizou a sua mais importante conquistas nos campos de batalha europeus: A tomada do Monte Castelo.

Acostumados com o clima tropical, os militares brasileiros enfrentaram climas extremos para a nossa realidade, tendo em vista que era inverna na Europa. A FEB era constituída de oficiais e voluntários que se alistaram para compor as forças aliadas no combate ao Nazifascismo na Europa.

A FEB estava subordinada ao 4º Corpo do 5º Exército americano e foi enviada para os campos de batalha na Itália para ajudar a conter o avanço das forças alemãs em direção à França. Antes da vitória final, em 21 de fevereiro, ocorreram outras três tentativas. O comando americano definiu que no dia 19 de fevereiro teria início a nova ofensiva que ficou conhecida como “Operação Encore”. Nesta, a missão da força brasileira era tirar Monte Castelo do controle dos alemães, pois ele representava uma posição estratégica, já que se encontrava no caminho para Bolonha, cidade que representaria uma importante conquista para as forças aliadas. No dia 21, logo cedo, a FEB iniciou um ataque que resultaria na derrubada dos alemães e que facilitaria o avanço das tropas. A tomada do Monte Castelo ficou conhecida como a sua mais importante conquista.

Alguns meses depois, em 8 de maio de 1945, a Alemanha sucumbiu as forças aliadas e, pelo menos em território europeu, a guerra chegou ao fim. Os pracinhas da FEB retornaram ao Brasil e aqui foram recebidos com muita festa. A segunda guerra só acabaria, no entanto, 4 meses mais tarde pois os japoneses ainda não haviam desistido e continuavam a jogar seus kamikazes contra os alvos inimigos até o dia 2 de setembro de 1945.

Selo comemorativo aos 50 anos da tomada do Monte Castelo. Selo lançado em 1995.

Parabéns e obrigado aos nossos heróis, que infelizmente, são esquecidos por muitos!

3 COMENTÁRIOS

  1. Verdade, são esquecidos por muitos, principalmente, pela esquerda. Um dado interessante que deve ser lembrado: um dos que estava presnte à tomada do (Monte Castelo tinha o sobreno Castelo), pois era nada mais e nada menos que: Humberto de Alencar Castelo Branco. Ex Presidente da República Federativa do Brasil.

  2. Estão esquecidos pelo nosso país, estão esquecidos pelo povo. Temos que resgatar nossa história nossos feitos e ensinar para as crianças o Real significado de ser patriota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here