Dia do Exército Brasileiro – 19 de abril

BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA! É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Carta Magna e o império da lei e da ordem.

BRAÇO FORTE, ao derrotar, no dia 19 de abril de 1648, o invasor estrangeiro nas férteis terras nordestinas, momento épico em que negros, brancos, índios e mestiços, irmanados e ombreados, sob o comando dos “Heróis da Pátria”, imortalizaram Guararapes como o berço da nossa nacionalidade.

MÃO AMIGA, quando ao final da Revolução Farroupilha, o Duque de Caxias, herói nacional e Patrono do Exército Brasileiro, garantiu a liberdade a todos os cativos farrapos, incorporando nas unidades do Exército Imperial todos os negros libertos, com especial destaque para os ex-integrantes da brava “Legião de Lanceiros Negros”. Caxias, homem à frente de seu tempo, era conciliador e cultuava os princípios de igualdade e fraternidade.

BRAÇO FORTE, ao reagir, intransigentemente, às tentativas de fragmentação do território e da unidade nacional, durante as revoltas internas e a guerra de independência, bem como às investidas de ideologias totalitárias. Graças ao Exército do passado, podemos, hoje, dispor de vasta extensão territorial e de imensos recursos naturais, esteios de um país rico e próspero.

MÃO AMIGA, ao emprestar aos aliados feridos nas duas grandes Guerras Mundiais a competência e a sensibilidade da mulher brasileira, representadas pelas enfermeiras do Exército que serviram nessas contendas. Hoje, nossas militares, discípulas de Maria Quitéria, heroína da independência, constituem parcela indispensável da dimensão humana da nossa Força, em absoluta igualdade de direitos e deveres no seio da instituição.

BRAÇO FORTE, além-fronteiras, ao vencer as Campanhas do Prata; ao combater em solo italiano durante a 2ª Guerra Mundial, para restabelecer a paz e a liberdade; e ao participar dos esforços para a manutenção da paz em diversos países, em especial para a estabilização do Haiti, por mais de uma década. A esses soldados brasileiros, reputamos a confiança e o prestígio com que o Exército de Caxias é distinguido no cenário internacional.

MÃO AMIGA, ao coordenar e apoiar, entre outras operações de caráter subsidiário, a Operação Pipa, que distribui, emergencialmente, há quase 20 anos, água potável a mais de 4 milhões de cidadãos brasileiros, moradores de quase 900 municípios afetados pela seca, contribuindo, assim, para que o Estado brasileiro possa cumprir a função social para a qual é estabelecido.

BRAÇO FORTE, ao manter homens e mulheres em permanente estado de prontidão, aptos e capacitados a defender a Pátria, até mesmo com o sacrifício da própria vida. A Força Terrestre, a despeito da carência de meios adequados, do descompasso salarial com outras carreiras de Estado e dos recursos orçamentários, invariavelmente abaixo das necessidades, mantém seu papel de defesa da sociedade contra as ameaças internas e externas.

MÃO AMIGA, ao planejar e executar a operação de grande complexidade conhecida como Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima. Com o apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, nossas Forças coirmãs, e de outros órgãos, agências e organizações não governamentais, a Operação Acolhida tem trazido estabilidade à região de fronteira e, acima de tudo, atendimento digno, humano e profissional aos imigrantes venezuelanos que buscam abrigo em nosso território.

A cada celebração em que comemoramos mais um ano de existência é imprescindível olhar para trás, em reflexão ao que já foi realizado, na busca das lições aprendidas e da melhoria contínua.

É nesse sentido que o seu EXÉRCITO, o BRAÇO FORTE e a MÃO AMIGA de ontem, de hoje e de sempre, tem procurado estar alinhado aos anseios da sociedade, aos valores da nossa nacionalidade e à grandiosidade do futuro da nossa Nação.

Àqueles que não percebem a relevância dessa trajetória, e que hoje tentam macular a imagem e a coesão do invencível Exército de Caxias, responderemos com mais trabalho, dedicação, transparência, gestão eficiente dos recursos públicos e com uma conduta exemplar, sempre amparada nos parâmetros legais.

Brasileiros! Estejam certos de que vocês, homens e mulheres que nos confiam os mais altos índices de credibilidade institucional, são a força que guia o nosso braço e a brandura que orienta a nossa mão.

BRASIL ACIMA DE TUDO!

General de Exército Edson Leal Pujol

Comandante do Exército

Fonte: Agência Verde-Oliva


6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Dia do Exército.
    Servi no Tiro de Guerra de São Caetano do Sul – SP, na turma de 1970.
    Fui na passagem de comando do General Barreto em Cuiabá.

  2. O Senhor dos Exércitos Jeová me concedeu o Título de Capelão Eterno:
    E me concedeu o maior segredo do Mundo.
    O Segredo da Imortalidade em Jardins como foi na Época de Adão e Eva.
    Em Mateus 13:44 diz a Palavra Eterna de Deus:.
    Diz essa parábola que certo negociante muito Rico, após ser Bilionário pensou; o que vai me adiantar ser muito rico se não tiver muita Saúde para Aproveitar.
    Então pensou, deve ter entre as Religiões mundiais o Segredo da Longevidade, e então formou uma Expedição ao Redor do Mundo buscando o Segredo da Imortalidade.
    Após viajar pela Índia, China, Japão, Egito, tibete, foi por ultimo a Jerusalém onde encontrou o Segredo da Imortalidade oculto, escondido em um Campo.
    E ficou sabendo que apartir de um Campo comum, ele poderia fazer um Campo Imortal, um Campo Eterno, como Um Dia Viveu Adão e Eva, em um Jardim Eterno.
    Esse Negociante achou a Fórmula da Imortalidade Verdadeira entre os Judeus, pelo poder do Sacrifício de Jesus, que Tem poder para fazer a Humanidade voltaria a Viver Eternamente em Jardins Imortais.
    Eu sou o maior capelão Militar do Brasil e do Mundo, o Senhor dos Exércitos me concedeu esse Segredo após muitas Batalhas Espirituais,
    Não existe Segredo Maior que o Verdadeiro dom da Imortalidade em Jardins, como foi no Princípio.
    O Exército tem vários programas Secretos, mas o Maior Programa secreto que o Exército pode ter é o Programa secreto da Verdadeira Imortalidade Cristã em Campos transformados em Jardins Eternos.
    Qual General ou comandante Militar que não quer viver Mais de 100 anos.
    Esse segredo do Campo Oculto leva seus usuárias a Viver Imortalmenre pelo Sacrifício de Jesus.
    Claro que para Viver Imortalmenre em Jardins temos que mudar usos e costumes, por exemplo:
    Só irá Imortalizar-se quem é Vegetariano,.
    Eu sou o capelão Eterno, e quando dou a Bênção da Guerra,:dou Também a Vitória na guerra onde o Exército vence a guerra sem lutar e sem morrer nenhum Soldado..
    Apenas a Banda vai na Frente louvando a Deus,
    E os Exércitos inimigos são derrotados.
    Quem Quer conhecer o Segredo Cristão da Verdadeira Imortalidade em Jardins..
    O Maior poder de Campo Militar está comigo, Vencer as Guerras pelo poder de Deus.
    Eu sou o Capelão Eterno com o Maior Segredo do Mundo, o Segundo oculto em um Campo.
    Mateus 13:44
    Servi ao Quartel Militar 16 Gap Rio Grande do Sul, Cidade São Leopoldo, em 1995, praça mais destinta do Campo.
    Primeiro lugar no curso de Cabo.
    Quero saber se o Exército quer investir em um programa do Campo Imortal verídico.

  3. Quem Quer conhecer o Maior Segredo do Mundo;
    O Segredo da Verdadeira Imortalidade em Campo feito em Jardins Eternos.
    Se Vivemos respirando inconcientemente do Universo e do Reino de Deus, vivemos anos de Humanos.
    Se Vivermos conscientemente respirando do Poder de Deus que vem do Universo,em jardins perfeitos, logo alcançaremos a Iluminação da Imortalidade Verdadeira deixada por Cristo na Bíblia.
    Jesus era e é o Maior Marechal da História., filho direto de Jeová Senhor dos Exércitos.
    Certa vez conta na Bíblia que um Centurião queria que Jesus curasse seu subordinado, os Judeus imploraram a Jesus dizendo:
    Por favor ajude esse Centurião Por que ele nos ajuda a construír o Templo.
    Jesus disse: Tá bom, onde está o doente que eu vou curalo: Mas o Centurião disse a Jesus:
    Eu não sou signo que entre em minha casa, mas diz uma só palavra e creio que meu subordinado ficará curado.
    Jesus disse: Vai que teu servo já esta curado.
    Jesus disse: Nem em Israel achei tamanha fé.
    Logo o Centurião creu que Jesus era o Filho do Senhor dos Exércitos, e que tem anjos a seu camando, que diz aos anjos como se fossem soldados.vão e eles vão, diz vem e os Anjos vem.
    Eu sou o Maior Capelão Militar e Tenho também anjos ao meu comando, como Jesus tem.

  4. Nunca existirá maior Segredo que a Verdeira Hipótese Cristã da Imortalidade
    Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos.
    Eu sou 617, Brasil: 1995 /16cGap/Rio Grande do Sul/São Leopoldo.

  5. Nós somos da pátria a guarda, fiéis soldados … Orgulho em ter servido a Pátria, o espírito do soldado, permanece vivo, estamos sempre atentos. Salve o exército brasileiro e todos os seus comandantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below