Dia do Sargento

No dia 14 de Janeiro é comemorado o Dia do Sargento, militar considerado elo entre a tropa e o comando

Google News

O Sargento é aquele que reflete garbo, hierarquia, disciplina e honra. É a inspiração da tropa e espelho de valores e tradições.

A palavra sargento deriva-se do latim servientes (de servir, aquele que serve ou que auxilia na arma, na armada brasileira, segundo regulamento militar de 1808 – brasileiro e português).

“O termo era usado, na Idade Média, para designar os guerreiros profissionais que auxiliavam aos cavaleiros, sobretudo nas ordens militares”.

Segundo o regulamento do Império Brasileiro, o nome denominado na antiguidade de “escudeiro” ou “armeiro” tendo acesso ao grau de cavaleiro mediante um acto – façanha de heroísmo em batalha, recebedor de comenda ou título de cavaleiro, pelo soberano, no caso Dona Maria I do Brasil, Portugal e Algarves ou Além-mar, na linguagem da época.

Em Portugal

Em Portugal, desde o início das tropas regulares de linha, havia o sargento-mor. Na estrutura militar, os nobres eram designados tenentes-coronéis, mestres-de-campo ou generais. Os sargentos-mores entravam como soldado e ganhavam essa patente após se destacarem.

Assim, gozavam de prestígio tanto com os comandantes, quanto com os soldados, sendo efetivamente o elo fundamental entre o comando e a tropa. Tal era seu prestígio que, durante as batalhas, eram eles que efetivamente comandavam as manobras.

O sargento-mor era responsável também pela preparação militar dos homens em geral e hierarquicamente ficava entre os oficiais maiores (tenente-coronel) e os oficiais subalternos (alferes e capitão).

O SARGENTO
É a espinha dorsal das organizações militares, quer sejam Forças Armadas, Policiais Militares ou Corpos de Bombeiros Militares.
O SARGENTO
É o elo que liga o comando á tropa, é a argamassa que firma e estrutura; é todo o edifício hierárquico.
O SARGENTO
Em qualquer das suas múltiplas tarefas, desempenha papel fundamental: é o monitor, o líder, o guia, o companheiro mais velho e mais experiente que orienta, auxilia, aconselha e ensina os seus comandados.
O SARGENTO
Não mede sacrifícios para poupar seus subordinados, mas também não deixa que as faltas passem desapercebidas, corrigindo-as sempre que se fizer necessário.
O SARGENTO
Coloca a razão, o bom senso, a disciplina e a justiça acima de seus sentimentos pessoais.
O SARGENTO
Não teme assumir responsabilidades, e sob suas ordens, os cabos e soldados marcham confiantes.
O SARGENTO
Sabe que a sua disciplina emana do seu treinamento e do orgulho que sente por suas divisas, pois as conquistou com honra, dignidade, esforço e perseverança. Um ótimo dia SARGENTO


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: