DIRENS e SECPROM realizam instrução operacional de marcha a pé

Data:

A Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) e a Secretaria de Avaliação e Promoções (SECPROM) promoveram, no dia 09/05, uma Instrução Operacional de Marcha a Pé, que contou com a participação do  Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero e do Secretário de Avaliação e Promoções, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, além do efetivo de ambas as organizações.

Durante a marcha, os participantes receberam instruções práticas sobre técnicas específicas de deslocamento, enfatizando atributos militares fundamentais como espírito de corpo, rusticidade e persistência. Além das instruções sobre deslocamento, foram ministradas orientações sobre a confecção de armadilhas improvisadas, a operação de armamento e técnicas de transposição de cursos d’água. Essas atividades fazem parte do Programa de Manutenção da Conduta Militar, com o objetivo de consolidar a disciplina, a uniformidade de conduta e o cumprimento das normas militares.

Ao final da atividade, o Brigadeiro do Ar Mioni destacou a importância do exercício para o fortalecimento das capacidades operacionais do efetivo militar e para a integração institucional entre a SECPROM e a DIRENS. “A Instrução Operacional é uma excelente oportunidade para capacitar continuamente nosso efetivo, preparando-o para cenários desafiadores. Além disso, contribui significativamente para o estreitamento dos laços entre a SECPROM e a DIRENS”, afirmou o Oficial-General.

A realização da marcha contou com o apoio logístico da Base Aérea de Brasília (BABR), do Grupamento de Segurança e Defesa de Brasília (GSD-BR), do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR).

Fotos: SECPROM



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias