Diretoria de Hidrografia e Navegação participa de treinamento no Serviço Hidrográfico Naval Argentino

blank
blankNo período de 24 a 28 de setembro, três militares da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) participaram, em Buenos Aires, de um treinamento sobre batimetria multifeixe em águas rasas, realizado no Serviço Hidrográfico Naval (SHN) da Argentina, com o intuito de atualizar e aperfeiçoar as técnicas utilizadas em levantamentos hidrográficos (LH).

Representaram a DHN o Capitão-Tenente Fernandes, do Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, e o Capitão-Tenente Donin, do Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle”, ambos subordinados ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), além do Terceiro-Sargento Maurício, do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), todos aperfeiçoados em Hidrografia.
 
blank
Militares brasileiros no Serviço Hidrográfico Naval da Argentina

Estiveram presentes no curso, ainda, representantes da Venezuela, do Uruguai e da própria Argentina. Entre as atividades previstas, foram apresentados a nova versão do software CARIS HIPS and SIPS 11.1, utilizado para processamento de dados, e o sistema SIS, empregado para aquisição de dados batimétricos.Todas as despesas de alimentação, passagens e estadia foram custeadas pelo Fundo de Criação de Capacidades da Organização Hidrográfica Internacional (OHI).

 
Segundo os participantes, a experiência foi de grande relevância, não apenas pelo conteúdo abordado no treinamento, mas também pelo intercâmbio de experiências com os militares hidrógrafos das Marinhas dos países representados, nivelando conhecimentos e estreitando laços.
Fonte e Fotos: CCSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here