Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha participa do III Simpósio Nacional de História Militar

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) participou do III Simpósio Nacional de História Militar (SNHM), realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro-RJ. O evento integra os meios discente, docente, científico e militar, visando consolidar a História Militar como área de pesquisa interdisciplinar, plural e polifônica.

Coordenado por historiadores do Departamento de História da diretoria e pelo professor doutor José Miguel Arias Neto, da Universidade Estadual de Londrina, o Simpósio Temático 1, “História Militar: teoria, metodologia e fontes de pesquisa”, trouxe colaboração de pesquisadores da DPHDM para a difusão de estudos, bem como de debates junto ao público. Com olhar específico sobre a disciplina nos navios da Marinha Imperial, o Capitão de Fragata Pierre Paulo da Cunha Castro apresentou os Livros de Socorros como fontes disponíveis para o entendimento das relações a bordo dos navios mistos, movidos a vela e a vapor.
 
Capitão-Tenente (T) Sergio Oliveira e professora Luana Pierre Apresentam trabalho sobre alimentação a bordo

Em pesquisa conjunta, o Capitão de Corveta (IM) Marcello José Gomes Loureiro e a Primeiro-Tenente (T) Fernanda Deminicis de Albuquerque deram tintas analíticas à obra de um dos maiores pintores de Marinha, falando sobre “Edoardo de Martino e as representações da civilização na Guerra do Paraguai”. Da pintura para a música, o Capitão-Tenente (T) Anderson de Rieti Santa Clara dos Santos apresentou sua pesquisa sobre “músicos a bordo” dos navios da Marinha Imperial no fim do século XIX.

 
 “Alimentação e saúde a bordo dos navios da Marinha Imperial brasileira” foi o tema do trabalho do Capitão-Tenente (T) Sergio Willian de Castro Oliveira Filho, em parceria com a professora de Gastronomia Luana Costa Pierre de Messias, do Instituto Federal Fluminense. O servidor civil da DPHDM Wagner Luiz Bueno dos Santos, doutorando em História, trouxe para o debate “documentos para história da Marinha Imperial Brasileira”; e o Cabo (ES) Antonio Modesto dos Santos Junior, formado em História, lançou luz sobre a relação de “Getúlio Vargas e as Forças Armadas”.
Fonte e Fotos: CCSM




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below