Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha realiza palestra sobre a evolução da navegação

Alunos do Curso de Formação de Oficiais assistem à palestra “A navegação através dos tempos.”

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promoveu, no dia 21 de fevereiro, palestra educativa no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), para os alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO/2019). A partir do tema “A navegação através dos tempos”, o capitão-de-mar-e-guerra (R) Miyoshi, ministrou palestra sobre a evolução da navegação e dos instrumentos náuticos, desde os gregos e romanos no Mar Mediterrâneo até a navegação astronômica.

Na apresentação do tema, foi abordada a “Saga Portuguesa”, com a narração dos acontecimentos desde o zarpar da esquadra de Pedro Álvares Cabral, no Rio Tejo em 9 de março de 1500 com as treze embarcações, a passagem pelo Arquipélago das Canárias e Cabo Verde, a manobra da “Volta ao Mar” a fim de contornar os ventos contrários e a decisão de tomar rumo oeste para a descoberta do Brasil, com o fundeio no estuário do Rio do Frade e, posteriormente, em Porto Seguro.

Após a palestra, os alunos puderam esclarecer dúvidas acerca da temática. Os tópicos que geraram maior interesse foram a cartografia de Cantino de 1502 e a carta náutica de Gaspar Viegas de 1534. De acordo com o guarda-marinha (cirurgião-dentista) Carlos Roberto Fravoline de Castro, o Comandante Miyoshi foi muito claro e elucidativo ao explicar o tema, além de emocionar com as palavras motivacionais sobre a constante busca da educação e da cultura. A guarda-marinha (Quadro de saúde) Daiane Aparecida Morales elogiou a palestra: “Foi com grande entusiasmo que o Comandante despertou em nós a vontade de aprimorar nossos conhecimentos. Foi fascinante. ”

  • Com informações da DPHDM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below