Diretriz do Comandante do Exército Brasileiro para 2019

Mudança é a palavra de ordem. Transformações constantes, rápidas e permanentes: essa é a cena contemporânea. Nesse cenário global de conjuntura complexa e incerta, insere-se o Brasil. Em tempos instáveis, que trazem ameaças difusas, o Exército Brasileiro (EB), acompanha as transformações de sua era refletido nos planejamentos e no dia a dia da Força.

Não obstante, certo é que o EB organiza suas experiências institucionais inseridas na ordem social sem deixar de praticar e vivenciar, nas dinâmicas da Defesa, os códigos de valores fundamentais para a instituição, buscando-se o diálogo entre Ordem e Progresso.

As presentes diretrizes configuram uma orientação inicial contextualizada e atual para todos os integrantes da Força no cumprimento das suas missões e baseiam-se em quatro premissas fundamentais: o fortalecimento da imagem do Exército como instituição de Estado.

O objetivo precípuo do Exército é a manutenção de elevados níveis de prontidão, a fim de atender às diversas demandas da sociedade brasileira na defesa contra ameaças externas, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ou nas missões subsidiárias que nos sãos atribuídos.

Devemos zelar para que o cidadão brasileiro mantenha a elevada confiança no “braço forte” e na “mão amiga“ do seu Exército.

“O Exército Brasileiro é uma instituição em constante evolução.
Ele preserva os mais fortes sentimentos de orgulho por seu País e
de amor por sua gente, e existe para defender a Pátria!”
(EB20-MF-10.101 – O EXÉRCITO BRASILEIRO)
Brasil Acima de Tudo!

Gen Ex Edson Leal Pujol
Comandante do Exército



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below