Mudança é a palavra de ordem. Transformações constantes, rápidas e permanentes: essa é a cena contemporânea. Nesse cenário global de conjuntura complexa e incerta, insere-se o Brasil. Em tempos instáveis, que trazem ameaças difusas, o Exército Brasileiro (EB), acompanha as transformações de sua era refletido nos planejamentos e no dia a dia da Força.
Não obstante, certo é que o EB organiza suas experiências institucionais inseridas na ordem social sem deixar de praticar e vivenciar, nas dinâmicas da Defesa, os códigos de valores fundamentais para a instituição, buscando-se o diálogo entre Ordem e Progresso.
As presentes diretrizes configuram uma orientação inicial contextualizada e atual para todos os integrantes da Força no cumprimento das suas missões e baseiam-se em quatro premissas fundamentais: o fortalecimento da imagem do Exército como instituição de Estado.
O objetivo precípuo do Exército é a manutenção de elevados níveis de prontidão, a fim de atender às diversas demandas da sociedade brasileira na defesa contra ameaças externas, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ou nas missões subsidiárias que nos sãos atribuídos.
Devemos zelar para que o cidadão brasileiro mantenha a elevada confiança no “braço forte” e na “mão amiga“ do seu Exército.
“O Exército Brasileiro é uma instituição em constante evolução.
Ele preserva os mais fortes sentimentos de orgulho por seu País e
de amor por sua gente, e existe para defender a Pátria!”
(EB20-MF-10.101 – O EXÉRCITO BRASILEIRO)
Brasil Acima de Tudo!
Gen Ex Edson Leal Pujol
Comandante do Exército