Divulgado vídeo do abate de um Tornado IDS da Força Aérea Real Saudita (RSAF).

Em 15 de fevereiro, a mídia do Houthi divulgou um vídeo da Força de Defesa Aérea do Iêmen derrubando um avião de combate Tornado IDS da Força Aérea Real Saudita (RSAF).

O incidente ocorreu nas últimas horas de 14 de fevereiro na província de Al-Jawf, no norte do Iêmen. O avião de ataque saudita estava fornecendo apoio aéreo próximo às forças de terra apoiadas pela Arábia Saudita, como anunciava a coalizão liderada pela Arábia Saudita.

O vídeo mostra um míssil antiaéreo guiado atingindo o Tornado IDS. O impacto direto aparentemente forçou a tripulação da aeronave a ejetar imediatamente. Os destroços da aeronave abatida podem ser vistos no final do vídeo.

O destino da tripulação da aeronave permanece incerto. A coalizão liderada pela Arábia Saudita disse que está sendo realizada uma operação de busca e salvamento, enquanto fontes iemenitas alegam que a tripulação já foi capturada pelos houthis.

Aviões de coalizão liderados pela Arábia Saudita atacaram o local do acidente do Tornado com uma série de ataques aéreos, matando mais de 30 pessoas, incluindo civis. A coalizão reconheceu isso e disse que alguns dos civis feridos serão levados ao Reino para tratamento.

Uma fonte militar iemenita disse a al-Masirah que um sistema de defesa aérea “fabricado localmente e avançado” foi usado para abater o IDS do Tornado Saudita. Segundo a fonte, esse foi o primeiro uso do sistema.

Nos últimos meses, os houthis derrubaram vários drones e um helicóptero de ataque da coalizão liderada pela Arábia Saudita. A queda do IDS RSAF Tornado, no entanto, é um marco significativo para as capacidades do grupo iemenita.

  • Com informações Associated Press, Agência de Imprensa Saudita (SPA) e STF Analisys & Intelligence via redação Orbis Defense Europa.