DPHDM realiza I Seminário sobre Periódicos Científicos, Bibliotecas Digitais e Repositório Institucional da Marinha

blank
blankVisibilidade da Produção Científica na área de Defesa, seja por meio dos periódicos científicos, bibliotecas digitais ou repositórios institucionais foi tema do I Seminário sobre Periódicos Científicos, Bibliotecas Digitais e Repositório Institucional da Marinha do Brasil (SEPRIM), realizado em 4 de outubro pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O evento marcou o lançamento do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha (RI-MB) e de sua Cartilha. Ferramenta de inovação estrutural na construção do conhecimento produzido pelo pessoal da Marinha do Brasil, por meio de artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, o RI-MB visa

blank
Capitão de Fragata (T) Leniza de Faria Lima Glad apresenta o RI-MB

gerenciar e fazer a preservação digital desses trabalhos científicos, até então dispersos em repositórios de outras bibliotecas e instituições.

Na programação do seminário, a plateia assistiu a palestras acerca das bibliotecas digitais do Exército, da Biblioteca Nacional e da Fundação Getúlio Vargas. Conheceu também as experiências de editoração eletrônica das revistas da Escola Superior de Guerra e da Escola de Guerra Naval; e ainda, em palestra da professora doutora Jaqueline Barradas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), as boas práticas para aprimorar os periódicos científicos do campo da Defesa e aumentar sua visibilidade.
 
Estiveram presentes ao I SEPRIM o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio; o Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante (IM) Sérgio Luiz de Andrade; o Vice-Almirante (EN) Armando de Senna Bittencourt; o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias; o Diretor de Administração da Marinha, Contra-Almirante (IM) Luiz Roberto Basso; o Diretor de Gestão Orçamentária da Marinha, Contra-Almirante Marcos Inoi de Oliveira; e o Diretor da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), Tenente-Coronel Marco André Leite Ferreira.
Fonte: CCSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here