Drone: Aliado na indústria, no agronegócio e na inspeção de estruturas

O uso de drones em alguns segmentos de negócios está bem consagrado. Não se pensa mais em uma cerimônia de casamento, por exemplo, sem o registro das imagens com um drone, ou mesmo produções de vídeos.

Mas esse equipamento muito utilizado para lazer e para registro de imagens vai muito além dessas funcionalidades. O drone já é encontrado na indústria, no agronegócio, para sensoriamento remoto e monitoramento de estruturas.

Com o uso de sensores embarcados, aliado a outras tecnologias como softwares e aplicativos, é possível utilizar drones para as mais variadas situações, ganhando em produtividade e agilidade na tomada de decisão. Essas funcionalidades poderão ser vistas na prática na 6ª RM Vale TI, que acontece de 22 a 24 de outubro, no Parque Tecnológico São José dos Campos.

As empresas Drone Visual, Radaz, Fortress e Autaza, apoiadoras do evento, vão apresentar as aplicabilidades da tecnologia de forma prática, com a simulação de voos de drones para captação de informações relevantes para os negócios.

Drone Visual

A Drone Visual, empresa inovadora de tecnologia provê soluções, produtos, serviços, softwares e cursos voltados às empresas que desejam utilizar a tecnologia de drones em seus processos.

Na 6ª RM Vale TI, o drone da empresa voará, a cerca de 15 metros de altura, demonstrando ser capaz de seguir objetos, capturar imagens, por meio de softwares que fazem automatização do voo e traçam rotas com pontos de trajetória. As imagens capturadas pelo drone serão transmitidas para tablets em solo.

O sistema da Drone Visual é utilizado na área de Inspeção, com câmeras térmicas, avaliando a estrutura de pontes, fachadas, linhas de transmissão de energia e torres, entre outras estruturas. Na agricultura, o sistema avalia a saúde da vegetação, identifica a radiação da planta, contagem e solo exposto, entre outras aplicabilidades.

Radaz

A Radaz irá demonstrar o radar de sensoriamento remoto embarcado em drone. A empresa fará o voo com drone na área externa do Parque Tecnológico São José dos Campos e ao final da captação das informações com o radar, serão apresentadas as imagens das áreas monitoradas, com a explicação do que foi captado e como a análise pode contribuir para os negócios das empresas.

Com o sistema da Radaz é possível prever a colheita de soja meses antes, descobrir a quantidade exata de umidade do solo de uma plantação de arroz, ou ainda fazer um mapa das ervas daninhas invasoras do plantio de cana-de-açúcar, por exemplo.

O sistema embarcado em drone consegue monitorar 200 hectares de áreas agrícolas, a uma altura de 120 m em 20 minutos. O resultado da leitura é rápido e simples, podendo ser acessado em tablete ou mesmo celular.

Fortress

A Fortress desenvolveu um sistema de pulverização de lavouras, em parceria com a Embrapa, que tem se mostrado mais eficiente. As aeronaves remotamente pilotadas da empresa são de asas rotativas, como helicópteros, permitindo acoplar câmeras e embalagens com os produtos para serem pulverizados nas lavouras.

Além do setor agrícola, os helicópteros também podem ser utilizados no lançamento de cabos primários em torres de energia, na área de defesa para controle de fronteiras e em ações de busca e salvamento, entre outras ações.

Autaza

A Autaza é uma empresa especializada em soluções para inspeções de qualidade na indústria 4.0 e lançará na 6ª RM Vale TI o Autaza Aero, um sistema de inspeção por drones para detecção automática de danos estruturais em aeronaves. A empresa fará demonstrações do sistema.

Para isso, o drone é equipado com uma câmera de tecnologia avançada para inspeção de aviões, com alta precisão. Aliado ao drone, o sistema conta com um software para geração de relatórios inteligentes de qualidade.

Com as imagens captadas, o software utiliza de inteligência artificial para executar a análise dos dados, identificando possíveis danos estruturais.

6ª RM Vale TI

A 6ª RM Vale TI acontece de 22 a 24 de outubro, das 9h às 18h, no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP) – Av. Dr. Altino Bondensan, 500, Eugênio de Melo. Consolidada como uma das mais importantes feiras de negócios do Estado de São Paulo, a RM Vale TI agrega estandes com empresas expositoras, Congresso com painéis e palestras, Startup World e a Rodada de Negócios.

Os visitantes encontrarão tecnologias em exposição que adotam o que há de mais atual no mercado mundial, com o uso de soluções de IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial e muito mais. Haverá exposição de soluções para os setores público, com o foco em Smart Cities; Indústria 4.0; Agronegócio e Varejo.

Serviço:

6ª RM Vale TI, Data: de 22 a 24 de outubro, das 9h às 18h
Local: Parque Tecnológico São José dos Campos (Av. Dr. Altino Bondesan, 500, Distrito de Eugênio de Melo) Informações e Inscrições: www.rmvaleti.com.br

  • Com informações da agências Rossi de Comunicação


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below