Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) promove III Curso de Geopolítica

O Curso de Geopolítica da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em sua terceira edição, tem por finalidade aprofundar estudos e análises com base em pressupostos clássicos e contemporâneos de geopolítica, formulados por pensadores brasileiros e internacionais. Visa, em especial, a discutir a Geopolítica do Século XXI, para que se interpretem as relações entre território (espaço) e poder, e se discutam suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos. Além disso, o Curso visa a consolidar as bases para que a ECEME seja reconhecida como referência do estudo e da pesquisa da Geopolítica no contexto nacional.

O QUE É GEOPOLÍTICA

A Geopolítica, entendida como o estudo da Política em função das condicionantes impostas pelos diferentes espaços geográficos, nos planos interno e externo, surgiu no século XX, da evolução dos estudos das interações entre a geografia e as ciências sociais. Assim, dos estudos da Geografia Política de Friedrich Ratzel à criação do termo “Geopolítica” por Rudolf Kjellen, em 1916, foi definido como objeto do estudo desse ramo do conhecimento “o aproveitamento racional de todos os ramos da geografia no planejamento das atividades do Estado, visando a resultados imediatos ou remotos”.

A utilização de fundamentos da Geopolítica como justificativa para o expansionismo alemão, que culminou na Segunda Guerra Mundial, fez com que seu estudo fosse estigmatizado e renegado por diversos setores acadêmicos. Mas as interações entre as condições geográficas e a formulação das políticas dos Estados continuou existindo, manifestando-se, notadamente, na política de contenção dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.

Recentemente, a conjuntura internacional vem demonstrando a intensidade daquelas interações: no Oriente Médio, na Amazônia, no entorno da Federação Russa, nos arquipélagos do Oceano Atlântico; enfim, em todo o mundo a Geopolítica orienta a formulação das políticas que são a base das estratégias voltadas à consecução dos objetivos nacionais.

OBJETIVOS DO CURSO

  1. Motivar o estudo da Geopolítica.
  2. Difundir as teorias clássicas e contemporâneas da Geopolítica e permitir a aplicação em temas contemporâneos.
  3. Difundir e aprofundar os estudos sobre o pensamento geopolítico brasileiro e aplicar seus pressupostos à conjuntura brasileira e regional atual.
  4. Discutir temas nacionais e internacionais da atualidade com base nos princípios e conceitos da Geopolítica.
  5. Desenvolver o pensamento geopolítico na ECEME.

Mais informações clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here