EDGE e Marinha do Brasil avançam em sistema naval antidrones –

Data:

A empresa de defesa dos Emirados Árabes Unidos, EDGE Group, anunciou nesta quinta-feira (3), durante a LAAD Defence & Security 2025, a assinatura de uma carta de intenções estratégica com a Marinha do Brasil para o desenvolvimento conjunto de sistemas antidrones voltados à defesa naval. O acordo, firmado com a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), marca mais um passo no estreitamento da cooperação tecnológica entre as duas instituições.

O foco da parceria está na criação de soluções autônomas de defesa contra ameaças aéreas e de superfície, adaptadas às necessidades específicas do ambiente marítimo brasileiro. Os sistemas integrarão radares, sensores eletro-ópticos e bloqueadores de sinal (jamming), projetados para detectar, rastrear e neutralizar drones e veículos não tripulados que possam ameaçar plataformas navais ou áreas costeiras críticas.

A assinatura do acordo contou com a presença de Rodrigo Torres, CFO do EDGE Group; do Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor da DSAM; e de Rogério Salvador, CEO da SIATT, empresa brasileira parceira do EDGE especializada em sistemas de guiagem e mísseis.

Com a criação de um grupo de trabalho técnico, as equipes da Marinha e da EDGE darão início à fase de desenvolvimento, que contempla testes operacionais e ajustes em campo para garantir a eficácia dos sistemas contra ameaças emergentes no domínio marítimo. A iniciativa também representa uma oportunidade de transferência de tecnologia e fortalecimento da Base Industrial de Defesa Brasileira, um dos compromissos estratégicos da Marinha.

“A colaboração com a Marinha do Brasil é fundamental para o avanço das nossas soluções em sistemas autônomos e guerra eletrônica. O desenvolvimento de capacidades antidrones navais é prioritário diante do novo cenário de ameaças assimétricas no mar”, destacou Rodrigo Torres.

O EDGE já vem expandindo sua atuação na América Latina por meio de acordos industriais, joint ventures e parcerias tecnológicas com empresas brasileiras, consolidando sua presença na região como um player global no setor de sistemas autônomos, mísseis de precisão e defesa cibernética.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...