Efetuado segundo lançamento comercial da Soyuz-2.1b em Vostochny

blank
Foto do momento do lançamento do Soyuz-2.1b em Vostochny, imagem via ROSCOSMOS.

Um lançamento bem-sucedido de 36 satélites OneWeb a bordo do veículo de lançamento Soyuz-2.1b com o estágio superior Fregat foi executado nessa manhã de quinta-feira no Cosmódromo Vostochny (horário local).

O lançamento foi realizado no âmbito do contrato entre a Glavkosmos (parte da State Space Corporation Roscosmos) e o provedor europeu de serviços de lançamento Arianespace e a empresa russo-francesa Starsem em estreita cooperação com outras empresas Roscosmos: Progress Space Rocket Center, Lavochkin Association e TsENKI.

A separação do estágio superior Fregat do terceiro estágio foi nominal. Durante quase três horas, de acordo com a sequência de vôo, as espaçonaves foram separadas do estágio superior nove vezes e colocadas em órbitas-alvo.

Os sócios estrangeiros da Glavkosmos confirmaram que a empresa cumpriu com as obrigações contratuais. Todos os satélites foram lançados nas órbitas alvo.

Os satélites de órbita terrestre baixa OneWeb são projetados para fornecer aos consumidores em terra Internet de alta velocidade diretamente por meio de comunicações via satélite. O lançamento de hoje elevou o número de espaçonaves OneWeb em órbita para 146 e a empresa está planejando lançar centenas mais.

Algumas imagens do momento do lançamento (todas as fotos via ROSCOSMOS):

 

  • Fonte: ROSCOSMOS, via redação Orbis Defense Europe.

Comments are closed.