Elementos de Uma Teoria de Poder Aéreo e Espacial para Forças Aéreas em Desenvolvimento

O Coronel Carlos Eduardo Valle Rosa publicou o artigo “Elementos de Uma Teoria de Poder Aéreo e Espacial para Forças Aéreas em Desenvolvimento” na Revista Profissional da Força Aérea dos EUA – Continente Americano, Maxwell. Volume 2, Nº 2, 2020.

Nele mostra que no Brasil, seja no meio acadêmico ou militar, não existe uma cultura consagrada à discussão de teoria do poder aéreo. Tentativas precursoras de desenvolver esse debate foram elaboradas por autores como Lysias Rodrigues, Nelson Freire Lavenère-Wanderley e Arp Procópio de Carvalho que, apesar de tratarem de temas mais amplos, como “geopolítica”, “dissuasão” e “transporte aéreo”, apontaram alguns elementos essenciais, derivados das ideias de Giulio Douhet, Ale- xander Seversky, Hugh Trenchard e William Mitchell.

O último livro publicado que contém elementos para a formulação de uma teoria mais consistente sobre poder aéreo foi a obra de Murillo Santos, do ano de 1989.

Leia o artigo completo em: https://www.airuniversity.af.edu/Portals/10/JOTA/Journals/Volume%202%20Issue%202/05-Valle_port.pdf

Outros artigos da revista: https://www.airuniversity.af.edu/JOTA/Portuguese/



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: