Eletronuclear solta nota sobre artigo fantasioso do Jornal O Globo sobre Explosão Nuclear

No citado artigo, o colunista cria um cenário de ficção distópica a partir de uma hipotética explosão atômica em uma usina nuclear em Angra dos Reis. Tal situação é absolutamente impossível de ocorrer, bem como as demais consequências do evento que o autor descreve.
Usinas nucleares não utilizam combustível com grau de enriquecimento suficiente para gerar uma explosão. Poucas atividades são tão fiscalizadas como a produção de energia elétrica por fonte nuclear.
As usinas de Angra são auditadas por organismos internacionais, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Associação Mundial de Operadores Nucleares (Wano). Além disso, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) mantém inspetores residentes em Angra, que acompanham diariamente as atividades de Angra 1 e 2. As usinas também são fiscalizadas por entidades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).
A Eletronuclear convidará o colunista para visitar a CNAAA e conhecer de perto todo o cuidado que temos com a segurança de nossos colaboradores, dos habitantes das comunidades vizinhas e do meio ambiente.
Fonte: Eletronuclear / Imagem: Agência Brasil


5 COMENTÁRIOS

  1. Não li a matéria em questão, mas sendo como descrito neste artigo, só posso imaginar que seu autor seja um louco e irrrsponsavel, querendo provocar pânico na população. Algo muito típico da Globolixo.

  2. Jornalista tem que ter seriedade para tratar de assuntos relevantes. E quando se trata do uso pacífico da energia nuclear, é essencial ter um conhecimento técnico mínimo do assunto, de preferência ser um físico ou engenheiro com vivencia na área. Divulgar absurdos em um jornal, mormente sobre o tema nuclear, é um ato de leviandade e, talvez, terrorismo e precisa ser coibido.

  3. GloboLixo como sempre cagango no pau… Quando é que nosso povo vai tomar atitude de ir até a sede dessa empresa e tocar fogo?! O que a Globo tem feito desde a morte de Roberto Marinho é só retardar o nosso desenvolvimento. A grana preta que a emissora ganhava do PT era a razão pela qual a mesma não tentava sabotar tudo com relação ao governo, mas agora que a mamata foi cessada eles não param de criar ladainha na tentativa de jogar a população contra o atual governo… Ainda bem que há internet!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below