Em vídeos; outro helicóptero militar sírio é abatido na batalha por Aleppo

Modelo era um MI-8 Hip identico ao que foi abatido por um míssil na província de Idlib, na Síria, na terça-feira, 11 de fevereiro de 2020. Foto ilustrativa de Ghaith Alsayed via AP.

Nessa tarde de 14 de fevereiro, militantes apoiados pela Turquia abateram um helicóptero militar sírio (supostamente Mi-8) no oeste de Aleppo. A tripulação morreu no incidente. Segundo relatos, o incidente teria ocorrido na área a oeste de Qabtan al-Jabal.

Este foi o segundo helicóptero militar sírio derrubado por militantes apoiados pela Turquia desde o início de fevereiro. Em 11 de fevereiro, um helicóptero militar sírio foi derrubado por um MANPAD perto da vila de Nayrab, no leste de Idlib.

Segundo a RT Arabic, o MANPAD foi lançado a partir de um posto de observação turco estacionado perto de Daarat al-Izza, corroborando informações de testemunhas que viram o disparo do foguete do tipo “manpad” de uma posição ocupada por tropas da Turquia.

Fontes locais informam que recentemente a Turquia forneceu aos grupos terroristas que ainda ocupam posições em Idlib (incluindo Hayat Tahrir al-Sham) vários desses mísseis portateis.

No vídeo abaixo, é evidente a identificação das tropas auto denominadas como “rebeldes democràticos”, que são apoiados pela Turquia, usam uniformes multicam ao estilo das tropas dos EUA mas com insiginias do ISIS.

  • Com informações STF Analisys & Intelligence, SANA Syria e Russia RT Arabic via redação Orbis Defense Europe.