EMAER celebra o Dia do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas

Data:

Uma solenidade militar realizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF), nesta segunda-feira (14/04), marcou o Dia do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), celebrado anualmente em 16/04. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado pelo Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

Durante o evento, o Brigadeiro do Ar Leonardo Venancio Mangrich recebeu o Certificado de Cooperação General Thomas Dresser White, uma honraria instituída pelo SICOFAA para reconhecer indivíduos que se destacaram por suas contribuições notáveis à cooperação aérea no Hemisfério Ocidental. O certificado é uma forma de valorizar o compromisso e o esforço daqueles que desempenham um papel fundamental no fortalecimento da segurança e colaboração aérea no continente americano.

“É muito importante o reconhecimento do empenho da Força Aérea Brasileira, da nossa disposição em participar de operações conjuntas e combinadas com outros países e, principalmente, da nossa grande representatividade frente ao SICOFAA. O Brasil sempre se destacou, seja em ambientes de cooperação contra ameaças comuns entre países, seja em missões de assistência humanitária, onde a velocidade, flexibilidade e adaptabilidade de uma Força Aérea fazem toda a diferença quando se trata de salvar vidas”, afirmou o Brigadeiro Mangrich.

O Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, também foi agraciado, por meio do Oficial de Operações, Major Aviador Eugênio da Gama Jacobs, com o prêmio PREVAC (Segurança de Voo). O PREVAC reconhece unidades aéreas das Forças Aéreas integrantes do SICOFAA que, por meio de um programa de horas de voo e ações preventivas, contribuem significativamente para a segurança em voo e a prevenção de acidentes aéreos.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic comentou sobre a importância da data. “O Dia do SICOFAA é uma oportunidade para reconhecer a união e a solidariedade entre as Forças Aéreas do continente americano. Saudamos todos aqueles que, com dedicação e profissionalismo, contribuem para o sucesso dessa importante organização. A humanidade tem enfrentado, ao longo da história, a dura realidade das catástrofes naturais, desde pequenos incidentes até grandes tragédias. As Forças Aéreas se destacam como agentes essenciais na ajuda humanitária, utilizando sua quantidade, alcance, velocidade, mobilidade, flexibilidade e visão aérea como ferramentas valiosas em situações de emergência”, disse o Oficial-General.

SICOFAA

Criado com o objetivo de promover a troca de experiências, conhecimentos e treinamentos para o fortalecimento das capacidades operacionais de seus membros, o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) atualmente conta com 23 países, incluindo o Brasil. O sistema funciona como uma organização apolítica e voluntária, cuja missão é apoiar as necessidades de seus membros e fortalecer laços de cooperação mútua e interoperabilidade, assegurando uma resposta eficaz e combinada em situações de emergência, alinhada às intenções diplomáticas dos países.

A ideia de reunir as Forças Aéreas Americanas surgiu em 1961, quando os quatorze comandantes fundadores do SICOFAA participaram da 1ª Conferência de Chefes de Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), com o objetivo de fortalecer relações fraternas e planejar uma cooperação efetiva. Assim, o dia 16 de abril de 1961, data da realização da 1ª CONJEFAMER, tornou-se o Dia do SICOFAA.

Fotos: Ten Scarlet/CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...