Embaixada dos EUA em Baghdad alerta cidadãos americanos para sair do Iraque imediatamente

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá pediu em estado de urgência, a todos os cidadãos americanos, que saiam imediatamente do Iraque. Funcionários de outras nacionalidades ocidentais também se preparam para sair do Iraque.

Fonte: https://iq.usembassy.gov/security-alert-u-s-embassy-baghdad-iraq-january-3-2020/

“Devido ao aumento das tensões no Iraque e na região, a Embaixada dos EUA pede aos cidadãos americanos que sigam o Aviso de Viagem de janeiro de 2020 e saiam do Iraque imediatamente. Os cidadãos dos EUA devem partir via companhia aérea sempre que possível, e, na sua falta, para outros países via terra”, informou o comunicado.

Dezenas de cidadãos dos EUA que trabalham para empresas petrolíferas estrangeiras na cidade iraquiana de Basra estão se preparando para deixar o país. Funcionários britânicos, franceses, alemães também estão deixando o Iraque nesse momento por via aérea, e o aeroporto de Baghdad opera sob alta vigilância aérea e terrestre para efetuar dezenas de vôos extras não previstos para bem conduzir a operação.

De acordo com informações recentes divulgadas pela Reuters, citando fontes de uma empresa petrolífera, a Embaixada dos EUA em Bagdá a todos os cidadãos estadunidenses que abandonem o país imediatamente, horas depois do assassinato do comandante iraniano Qasem Soleimani, um dos líderes da Guarda Revolucionária do Irã, em resultado do ataque aéreo realizado pelos EUA.

A evacuação dos funcionários não afetará as operações, produção ou exportação, segundo os representantes da petrolífera iraquiana.

General iraniano Qasem Soleimani, chefe da unidade Força Quds, foi morto na manhã da sexta-feira em um bombardeio do Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque.

O Pentágono confirmou sua responsabilidade pela morte de Soleimani e disse que um dos objetivos do ataque foi impedir os futuros planos de ataque iranianos.

  • Com informações Reuters e U.S. Embassy Baghdad, Iraq via redação Orbis Defense Europe.