EMGEPRON e BNDES assinam acordo de cooperação para o programa dos navios classe Tamandaré

Participaram da reunião diretores e assessores das instituições

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representado por seu Presidente, Gustavo Henrique Moreira Montezano, e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), representada por seu Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, assinaram, no dia 31 de janeiro, um Acordo de Cooperação.

O Acordo tem por finalidade o estabelecimento das bases de mútua cooperação a serem levadas a efeito por meio da colaboração de ambas as instituições, mediante o compartilhamento de conhecimento e informações, com o propósito de permitir o acompanhamento e aferição do Conteúdo Local.

A execução do contrato de obtenção, por construção, dos quatro Navios Classe Tamandaré, a empresa EMGEPRON será a contratada junto ao Consórcio Águas Azuis, vencedor para a construção dos navios no processo de Solicitação de Ofertas (“Request for Proposal – RFP”), promovido pela Marinha do Brasil.

O Conteúdo Local é a parcela do total de investimentos realizados no empreendimento que será despendida com a aquisição de bens e serviços produzidos por empresas brasileiras.

A exigência de Conteúdo Local no Programa dos Navios Classe Tamandaré, na ordem de 30% para o primeiro navio e 40% para os demais navios, gerará benefícios para a economia do País ao garantir mercado às empresas brasileiras.

Tais exigências contribuirá para instalação e consolidação de um parque industrial diversificado, para a capacitação tecnológica e empresarial e para o aumento da qualificação dos postos de trabalho.

Estiveram presentes na assinatura o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, diretores e assessores de ambas as instituições.

  • Com informações do CCSM




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail