ENaDCiber Conclui IX Estágio Internacional de Defesa Cibernética com Formatura de Oficiais de 10 Nações

Data:

Capacitação em Brasília reforça cooperação global e prepara militares para atuação no complexo ambiente cibernético, com foco na proteção de infraestruturas críticas.

Brasília (DF) – A Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber) do Exército Brasileiro formou, em uma cerimônia realizada no último dia 23 de maio, 13 oficiais de 10 diferentes nações amigas no IX Estágio Internacional de Defesa Cibernética. A capacitação, conduzida na capital federal entre os dias 12 e 23 de maio, teve como principal meta fortalecer a cooperação internacional e preparar os participantes para atuar no desafiador e complexo ambiente cibernético.

O estágio buscou capacitar os oficiais de nações parceiras para operar eficazmente no espaço cibernético, além de promover um valioso intercâmbio técnico-doutrinário, contribuindo assim para a cooperação global na área de Defesa Cibernética. A turma de formandos foi composta por dois oficiais do Brasil, dois do Paraguai, dois dos Estados Unidos, e um oficial de cada um dos seguintes países: Equador, México, Guiana, Peru, Portugal, Uruguai e República Dominicana.

Durante o evento, o Capitão Berg, da Força Aérea dos Estados Unidos, um dos participantes do estágio, ressaltou a importância da compreensão coletiva sobre o tema: “Hoje em dia, a defesa cibernética é uma responsabilidade compartilhada. É importante que todos, em todos os níveis, compreendam algo sobre defesa cibernética, seja para suas vidas pessoais ou profissionais. A maior vulnerabilidade que toda organização enfrenta são as pessoas, infelizmente, por isso é muito mais importante que todos compreendam a defesa cibernética”, esclareceu o oficial estrangeiro.

O Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, também reforçou a relevância estratégica da área para a segurança nacional. “É muito importante para as nossas Forças Armadas que se desenvolvam nesse campo para garantir a segurança das próprias forças, mas também a segurança das infraestruturas críticas essenciais ao país”, afirmou o General, sublinhando que as ameaças cibernéticas podem impactar toda a sociedade.

Foto: ST Edmilson

A solenidade de diplomação, que marcou o encerramento do estágio, ocorreu nas instalações do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e contou com a presença de diversas autoridades. A entrega dos distintivos e certificados aos estagiários concludentes foi realizada pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Achilles Furlan; pelo Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho; pelo Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Brigada Jacy Barbosa Júnior; e pelo Comandante da Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber), Coronel Ronaldo André Furtado. O evento também foi prestigiado por Oficiais-Generais do ComDCiber, Comandantes de Organizações Militares do Forte Marechal Rondon, adidos militares dos países participantes e um representante do Ministério das Relações Exteriores.

Esta iniciativa da ENaDCiber demonstra o compromisso do Exército Brasileiro com o fortalecimento da defesa cibernética em âmbito nacional e internacional, fomentando a troca de conhecimentos e a colaboração entre nações amigas.

Defesa TV

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias