Encerramento do Exercício EVAM DBNQR destaca sinergia entre as Forças

Data:

Após intensas atividades operacionais, foi concluído, na Base Aérea de Manaus (BAMN), o Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica com foco em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (EXOP EVAM DBNQR), realizado entre os dias 5 e 16/05. O treinamento envolveu mais de 100 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), Marinha do Brasil (MB) e Exército Brasileiro (EB), e teve como objetivo principal o adestramento em missões de Evacuação Aeromédica em cenários de contaminação BNQR.

A proposta do exercício foi capacitar tripulações, equipes médicas e operadores de Defesa NBQR em operações conjuntas de evacuação aeromédica, com pousos de máximo esforço e aplicação de protocolos específicos de descontaminação. As atividades envolveram as aeronaves C-105 Amazonas, KC-390 Millennium, C-97 Brasília, C-98 Caravan e H-60 Black Hawk, todas empregadas em missões simuladas de resgate, estabilização e transporte de pacientes em ambientes hostis, especialmente em regiões de difícil acesso e em cenários de calamidade pública.

Entre os objetivos do EXOP EVAM DBNQR estiveram o fomento ao entendimento mútuo entre os participantes, a maximização dos recursos disponíveis para o aprimoramento das equipes envolvidas e o adestramento dos militares em missões conjuntas, com ênfase na integração entre saúde operacional e aviação militar.

Para o Comandante da Base Aérea de Manaus e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Wankley Lima de Oliveira, o treinamento foi essencial para garantir a prontidão dos militares. “O EXOP EVAM DBNQR promoveu a integração de meios, pessoas e doutrinas, elevando o nível de preparo das tropas envolvidas em operações de alta complexidade. A atuação conjunta demonstrou, mais uma vez, que estamos prontos para proteger a nossa população”, destacou.

Segundo o Chefe da Divisão Biológica, Nuclear, Química e Radiológica da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Coronel Médico Dalton Muniz Santos, a preparação médica especializada foi um dos pilares do sucesso do exercício. “A participação dos profissionais de saúde da FAB em situações simuladas de contaminação e atendimento aeromédico mostrou o alto nível de capacitação e adaptabilidade das nossas equipes. A interoperabilidade com as demais Forças foi fundamental”, afirmou.

Assista ao FAB em Destaque.

Fotos: Sargento Monica / CECOMSAER

 



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

QGI recebe a unidade móvel do Hemopa

Belém (PA) - Nos dias 14 e 15 de...

Atech reforçou liderança tecnológica em ATM na Airspace World 2025

Empresa apresentou o futuro do ATM com sistemas críticos...

FAB Intercepta Aeronave Irregular no Pará com Apoio da Polícia Federal

Trabalho conjunto entre FAB e PF reforça vigilância do...