Encontrado em ilha do Pacífico corpos de soldados da época da Segunda Guerra Mundial

PRAIA DE TARAWA APÓS UMA DAS BATALHAS MAIS SANGRENTAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, EM NOVEMBRO DE 1943 (FOTO: AP PHOTO, FILE)

Mais de 30 corpos de soldados do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial foram encontrados em uma ilha remota no Pacífico. A descoberta foi feita pela ONG History Flight, que busca pelos restos mortais de militares desaparecidos.

Os corpos estavam no atol de Tarawa, nas Ilhas Gilbert, a oeste da Papua-Nova Guiné. Acredita-se que eram fuzileiros navais do 6º Regimento de Fuzileiros, mortos durante a última noite da batalha de Tarawa, que durou três dias e opôs tropas norte-americanas contra os militares do Império do Japão.

Os responsáveis pelo achado esperam transportar os corpos para o Havaí, onde antropólogos forenses trabalharão para identificá-los usando registros dentários, DNA e outras pistas encontradas.

“É uma experiência notável de devolver a dignidade das pessoas desaparecidas, identificando-as e reunindo-as com suas famílias”, disse o presidente da ONG, Mark Noah, à rede CNN. Quase 6 mil pessoas perderam suas vidas em ambos os lados da batalha de Tawara, em apenas 76 horas.

A History Flight estima que existam pelo menos 270 outros corpos para serem encontrados na região. Após o fim da batalha, soldados norte-americanos que morreram foram enterrados em uma região da ilha, mas o Comando Militar dos Estados Unidos anunciou à época que centenas de restos mortais dos militares permaneceriam “irrecuperáveis”.

  • Com informações da revista Galileu


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below