Uma semana incrível, marcada por superação, camaradagem e espírito desportivo define a OLIMESCO, Olimpíada Escolar da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Em sua 75ª edição, a tradicional competição esportiva envolve as três Companhias de Alunos da Escola, a Águia (1ª Companhia de Alunos), a Leão (2ª Companhia de Alunos) e a Pantera (3ª Companhia de Alunos), e ocorre desde 1951. A semana de 31 de março a 4 de abril contou com onze modalidades desportivas: atletismo, basquetebol, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, tiro, triatlo militar, voleibol e xadrez. A competição visou à integração e à disputa sadia de práticas desportivas entre os alunos, incluindo ambos os sexos. Inspiração não faltou, com a presença de atleta olímpica!
Espírito de corpo
A pira olímpica foi acesa no dia 31 de março, durante a abertura oficial da 75ª OLIMESCO. O Coronel Flavio Eduardo Brandalise, Comandante da EsPCEx, presidiu a cerimônia e, na oportunidade, falou sobre a relevância do evento para fortalecer o espírito de corpo e os laços de união e camaradagem entre os alunos, destacando a importância da disciplina e do espírito desportivo nas competições.

As campeãs da vez
Na intensa disputa pela superação de limites e na busca pelo melhor resultado, a 1ª Companhia levou a melhor, sendo declarada campeã da 75ª OLIMESCO. Dentro das modalidades, a Águia garantiu a primeira colocação no atletismo, futebol, orientação e tiro; a Pantera, no judô, natação, triatlo militar e voleibol; e a Leão, no basquete, esgrima e xadrez.

Inspiração na campeã olímpica de judô
O Vice-Presidente da Comissão de Desportos do Exército, Coronel Marcelo, e a 3º Sargento Técnico Temporária Beatriz Souza, campeã olímpica de judô e integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Exército estiveram na atividade. Eles fizeram palestras inspiradoras, compartilharam suas experiências e destacaram a importância do esporte na formação do militar e do cidadão. A presença da Sargento Beatriz Souza foi especialmente motivadora para os alunos da EsPCEx, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a trajetória de uma atleta de elite e entender os desafios e conquistas de sua carreira no judô.
Além das palestras, a campeã olímpica conduziu uma clínica de judô com os atletas da EsPCEx, proporcionando ensinamentos técnicos e reforçando a importância da disciplina, dedicação e espírito de equipe. A atividade foi de grande relevância para os alunos que se preparam para a NAE (Naval, Aeronáutica e Exército), a tradicional competição entre as escolas das três Forças Armadas.
Por meio dessas atividades e da presença de personalidades inspiradoras, o Exército Brasileiro busca incentivar o esporte e formar militares cada vez mais preparados, física e mentalmente, para os desafios da carreira. “O esporte tem um papel fundamental na vida do militar. Ele desenvolve não apenas a parte física, mas também atributos como liderança, disciplina e resiliência”, destacou o Coronel Marcelo em sua fala aos alunos.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN