Entrega de Espadins a Aspirantes da Escola Naval: Simbolismo e tradição

Data:

Na manhã deste sábado (7), a Escola Naval (EN) sediou a tradicional cerimônia de entrega de Espadins e Juramento à Bandeira, da qual participaram os 166 Aspirantes da turma “Almirante Braz Dias de Aguiar”. Trata-se de marco inicial na carreira dos integrantes do primeiro ano da EN, que tiveram seus amigos e familiares presentes na ocasião.

A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, representou o Comandante da Marinha. Outras autoridades civis e militares também se fizeram presentes para prestigiar a entrega do Espadim, momento revestido de significado histórico e simbólico para a Marinha do Brasil (MB).

“Mais do que ornamento de uniforme, o Espadim é elo entre gerações de Oficiais aqui formados. Um objeto que carrega história e conecta passado, presente e futuro, sob o compromisso permanente com a profissão e com o Brasil”, destacou o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira.

A turma “Almirante Braz Dias de Aguiar” é composta de Aspirantes – sendo 13 do sexo feminino – vindos de diversos estados do Brasil, bem como de alunos pertencentes às Marinhas amigas de Camarões, Costa do Marfim, Namíbia e Senegal, evidenciando a tradição de intercâmbio e cooperação internacional que marca a história da EN.

Do PROFESP ao Espadim

Uma das trajetórias coroadas na ocasião, com a entrega do Espadim, foi a do Aspirante Gabriel Mateus Matos Calasans, ex-aluno do Programa Forças no Esporte (PROFESP). “O PROFESP teve uma enorme importância para mim, no sentido de adquirir gosto pela prática de esportes e de atividades físicas. Além disso, estimulou a aquisição dos valores e virtudes militares, como disciplina e companheirismo, e o desejo de servir à Pátria”, afirmou.

O PROFESP é uma iniciativa do Governo Federal, em parceira com as Forças Armadas, que visa incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Entre os principais objetivos do programa estão a inclusão social, o desenvolvimento pessoal e a cidadania de crianças e adolescentes. Por meio de atividades esportivas e educativas, são promovidos a disciplina, o respeito e o trabalho em equipe, oferecendo oportunidades de desenvolvimento físico e psicológico.

Tal apoio é fundamental para jovens como o Aspirante Calasans, que foi aluno do PROFESP nas instalações do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro (RJ), e, agora, dá um importante passo em sua vida pessoal e profissional. “É muito gratificante receber, finalmente, o Espadim, símbolo do Aspirante. Estudei durante anos para esse momento. É um sentimento de sonho concretizado e de grande realização pessoal”, concluiu.

Vem pra Marinha

A Escola Naval é a instituição de Ensino Superior mais antiga do País e tem por missão formar Oficiais para os Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. Atualmente, conta com um efetivo de mais de 600 Aspirantes, que se preparam para seguir os caminhos do oficialato.

A EN é uma das diversas portas de entrada para aqueles que desejam ingressar na Força. Os candidatos podem acompanhar o portal da Agência Marinha de Notícias e o perfil do Vem pra Marinha nas mídias sociais, para mais informações sobre oportunidades e processos seletivos.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias