Equipe de Foguetemodelismo da UFRN promove LIVE para apresentar os projetos aeroespaciais das equipes do Nordeste

A Potiguar Rocket Design promove Live nesta quarta-feira, 07/10.

A equipe de foguetemodelismo da UFRN, a Potiguar Rocket Design (PRD), em parceria com a Federação Nordeste Aeroespacial (FENEA) promove uma live nesta quarta-feira, 07 de Outubro, sobre os projetos das equipes de foguetemodelismo do Nordeste. A Live contará com a presença da equipe GDAe (Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial) da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como professor orientador o Prof. Dr. Claus Franz Wehmann. A transmissão começará às 19h00, no canal da Potiguar Rocket Design no YouTube.
Como convidados, a Potiguar traz participantes de outros projetos de destaque, como Thiago Pires, capitão do GDAe (@ufcgdae), Paulo Mateus, Gerente de Aerodinâmica do GDAe e Lara Oliveira, gerente do GDAe.

Na ocasião será discutida a experiência dos participantes nos projetos dos quais fazem parte e outros temas relevantes da área. O projeto Rocket Meet consiste em uma série de mesas redondas a serem realizadas pelo Potiguar Rocket Design em parceria com a FENEA. A proposta é discutir sobre diversos assuntos da área aeroespacial, com diversas equipes do nordeste inteiro, permitindo a interação entre membros e convidados. .

O Potiguar Rocket Design (@potiguarrocket) é um projeto de extensão focado em desenvolver e disseminar conhecimento e tecnologia aeroespacial no RN, sendo composto por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Ciências e Tecnologia, Meteorologia, Design, entre outras graduações; tendo como professor orientador, o Prof. Dr. George Santos Marinho.

 

Sobre a Federação Nordeste Aeroespacial

A Federação Nordeste Aeroespacial trata-se de uma organização conjunta das equipes do setor aeroespacial dos estados da região nordeste do Brasil, visando permitir o compartilhamento de informações e maior desenvolvimento das equipes.

Objetivos do FENEA:

Dentre as cooperações, pode-se citar:
1 – Cooperação técnica
2 – Cooperação organizacional
3 – Cooperação institucional
4 – Cooperação de divulgação

Cooperação técnica:
Ajuda com relação a softwares, acessos a equipamentos ( por exemplo temos bancadas, túnel de vento subsônico, etc.) e acessos a laboratórios. Resolução de problemas como ex: trabalhar com fibra de vidro e resina, controle, torça de experiência, treinamentos e cursos de capacitação em áreas correlatas.

Cooperação organizacional:
Ajuda com relação a organização da equipe, gerenciamento de projetos, engenharia de sistemas e documentação referente ao desenvolvimento de sistemas.

Cooperação institucional:
O grosso das equipes de foguetes está no sul e sudeste. As mais antigas, com melhores recursos. As equipes nordestinas, se organizando, poderiam conseguir apoio político, institucional e patrocínios que permitissem superar essas limitações. Também é objetivo contribuir com a criação de outras equipes de foguetemodelismo para os estados e locais que ainda não existem, como Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Cooperação de divulgação:
Poderíamos criar eventos nosso próprios eventos que fomentasse outras equipes ou ajudasse a divulgação da atividade.
Eventos com recebimento de artigos;
Eventos com apresentações de trabalhos;
Eventos de competições com lançamentos;
Eventos de competições a nível nordeste, classificatória para o brasileiro/mundial.

Participantes da FENEA:

Potiguar Rocket Design (PRD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe) da Universidade Federal do Ceará;
Carcará Rocket Design (Carcará RD) da Universidade Estadual do Maranhão ;
Sirius Rockets da Universidade Federal do Maranhão;
Asa Branca Aerospace da Universidade Federal de Pernambuco;
Altospace do IFPE – Campus Caruaru; 
Cactus Rocket Design da Universidade do Vale do São Francisco;
NERV da Universidade Federal da Bahia.

Texto de Alexandre Mateus, Potiguar Rocket Design.

 

 

Sobre o Autor
Mateus de Paula Vieira é Engenheiro Aeroespacial e Pesquisador, é Colunista no DefesaTV desde maio de 2020. Escreve principalmente sobre Tecnologia Aeroespacial e projetos acadêmicos de foguetes e aeronaves.
Laboratório de Jato Propulsão / Bravo Aerospace Team – Univap. bravorocketteam.github.io/homepage


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!