Equipe de paraquedismo da FAB realiza treinamento com helicóptero da Marinha

Data:

De 2 a 5 de junho, a Equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira – conhecida como Falcões – participou de um treinamento conjunto com o efetivo do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais – Batalhão Tonelero – na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ). O adestramento teve o apoio do Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – Pegasus – e foi coordenado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

Ao longo da semana, foram realizados saltos voltados para o adestramento da tropa operacional e saltos de Formação em Queda Livre com foco em competições.

O Chefe da Equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira, Capitão Especialista em Fotografia Rodrigo Gonçalves,  destacou a importância do treinamento conjunto. “A realização deste treinamento conjunto no helicóptero da Marinha do Brasil é fundamental para consolidarmos procedimentos, desenvolvermos novas técnicas e garantirmos a máxima eficiência no emprego operacional e desportivo da aeronave”, explicou.

Equipe Falcões

A equipe de Paraquedismo da FAB surgiu no ano de 1969 na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), situada em Guaratinguetá (SP), e levava o nome de “Boinas Azuis”. O Primeiro Campeonato das Forças Armadas foi no ano de 1977, na cidade de Casa Branca (SP). 

Em 1981, militares da FAB participaram pela primeira vez de uma competição do Conselho Internacional de Desporto Militar na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. A equipe passou a ser chamada de Falcões a partir de 2007 e sua sede foi transferida para a Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ).

Saiba mais sobre as ações da Equipe Falcões: 

Equipe de Paraquedismo da FAB é Vice-Campeã do Campeonato Latino-Americano

Fotos: CDA



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

ENEL RIO ENTREGA OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Contemplado pela Chamada Pública da Projetos de Eficiência Energética,...

Marinha, MCTI e CNPq premiam cientista do Sirius com a maior honraria da ciência brasileira

A Marinha do Brasil (MB) reafirmou seu compromisso com...

Artilheiros do Estado de São Paulo celebram legado de Mallet em solenidade regional no 2º GAAAe

Praia Grande (SP) – Em comemoração ao Dia da Artilharia, a...