Equipe ministerial confere atividades desenvolvidas pela Operação Carro-Pipa

blank

Nesta sexta-feira (14), representantes do Ministério da Defesa estarão em Petrolina (PE) para acompanhar as atividades desenvolvidas por meio da Operação Carro-Pipa. A operação, que tem o apoio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado.

A ação integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, por meio do Exército, e atende, mensalmente, cerca de 1,7 milhão de pessoas em cerca de 500 municípios. A equipe da Defesa deve ser acompanhada pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, titular da pasta parceira da MD na ação.

A visita terá início no 72º Batalhão de Infantaria, situado em Petrolina. No local, será demonstrado o processo administrativo da coordenação da operação, desde a contratação até a distribuição da água. Em seguida, a comitiva acompanhará as atividades desenvolvidas em duas localidades vizinhas ao quartel: em um ponto de coleta e de distribuição da água.

Operação Carro-Pipa

Criada em 1998, a Operação Carro-Pipa contribui para a sobrevivência da população atendida, para a fixação da população na área rural e para o desenvolvimento da agricultura e a pecuária de subsistência.
A Operação integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro para distribuição de água potável às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem, complementando o fornecimento de água feito por estados e municípios. Atualmente, cerca de 950 militares do Exército estão envolvidos na Operação.

Após receber da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) a lista de municípios indicados para receber a água, o Exército realiza o planejamento para a distribuição emergencial de água potável à população. A Força Terrestre ainda é responsável por fiscalizar as condições dos carros-pipa, a quantidade de água distribuída, as distâncias percorridas e a execução dos planos de trabalho dos motoristas de caminhões.

Serviço:
Evento: Visita ministerial às instalações da Operação Carro-Pipa, em Pernambuco
Local: 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, Avenida Cardoso de Sá, SN. Petrolina – PE
Data e local: 14/06, às 9h40min

Por Lane Barreto

Fotos: divulgação do Exército

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here