Escola de Comando e Estado-Maior do Exército assina acordo de cooperação técnica e científica com a USP

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 29 de julho, foi firmado um acordo de cooperação técnica e científica entre o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A aproximação entre as instituições de ensino superior foi celebrada durante uma cerimônia virtual, com a presença do General de Divisão Jorge Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar, do General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da ECEME, e do Prof. Dr.Vahan Agopyan, Reitor da USP.

O acordo foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 27 de julho, e foi construído, pelo lado da ECEME, pelo Instituto Meira Mattos (IMM), que tem no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) o seu braço acadêmico. Esse acordo é uma ação decorrente de um Memorando de Entendimento, de 3 de maio de 2018, entre o Exército Brasileiro e a USP, que tinha como objetivo o fortalecimento, a ampliação e a intensificação da cooperação entre as renomadas instituições na capacitação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas científicas e na realização de projetos conjuntos.

Cabe ressaltar que a parceria entre o PPGCM-IMM-ECEME e o IRI-USP já havia proporcionado seus efeitos mesmo antes da assinatura oficial do acordo. O Coronel Carlos Eduardo de Franciscis Ramos e o Dr. Rubens de S. Duarte ministraram palestras em 2019, no auditório do IRI-USP, enquanto o Dr. Pedro Feliú Ribeiro ofereceu uma disciplina eletiva com o Dr. Rubens de Siqueira Duarte no âmbito do PPGCM.

Além da troca de visitas, ambos estão vinculados ao projeto intitulado “Geopolítica, Grande Estratégia e Defesa: subsídios analíticos à transformação da Força Terrestre”, que tem o apoio do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Docentes e discentes da USP também foram recebidos na ECEME durante uma semana repleta de atividades que compuseram a Semana de Integração Acadêmica entre ECEME e USP. Com a formalização do acordo de cooperação, a expectativa é de que a parceria se intensifique.

Fonte: ECEME


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail