Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 141 novos sargentos

A formatura dos 141 alunos da 248ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) ocorreu, nesta quarta-feira (19), em Guaratinguetá (SP).

A solenidade foi presidida pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado do comandante interino da Aeronáutica e Comandante de Preparo, tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do comandante da EEAR, brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, entre outras autoridades civis e militares, além dos familiares dos formandos.

“É uma profissão de sacrifício, de risco, de entrega e eles merecem a minha continência”, declarou o Presidente Jair Bolsonaro.

Durante a solenidade, a primeira colocada do CFS, Sargento Ana Carolina Dias, recebeu os prêmios “Honra ao Mérito” do Ministério da Defesa, entregue pela Primeira-Dama do País, Michelle Bolsonaro.

Já o prêmio “Força Aérea Brasileira”, foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro Lourenço; e a Medalha Eduardo Gomes de Aplicação e Estudo, imposta pelo Comandante Interino da Aeronáutica.

“A emoção foi enorme. Conquistei minha divisa de Terceiro-Sargento com um sorriso no rosto, consciência tranquila e muita vontade de continuar aprendendo e contribuindo para a Força que me acolheu”, comentou a primeira colocada da turma.

A cerimônia contou com a apresentação do grupo de Ordem Unida “Elite Especialista”, que desfilou ao som da Canção do Especialista.

“Tenham o sentimento de dever cumprido como mola propulsora para compreender o verdadeiro significado de servir a um país que traz estampado em sua bandeira nacional as palavras Ordem e Progresso”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, na mensagem enviada aos novos Sargentos da FAB.

Ao término da solenidade ocorreu o Grito de Guerra da turma e o tradicional “fora de forma”. “Esperamos ter profissionais competentes, dedicados, zelosos, que cuidem da Força Aérea e trabalhem com esforço para contribuir com a sua missão”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Lourenço.

Distintivos

A Cerimônia Militar de Entrega de Distintivos, Premiações e Homenagens ao Patrono e ao Paraninfo da Turma Áquila ocorreu nessa terça-feira (18).

O Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, aluno do Berço dos Especialistas nº 1204 do ano de 1979, presidiu a Solenidade Militar, acompanhado pelo Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello; pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica e pelo Comandante da Escola.

A Turma Áquila escolheu, como Patrono, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Alberto Pires Rolla, e, como paraninfo, o Suboficial Paulo Sérgio de Oliveira.

Os primeiros colocados de cada Especialidade e a primeira colocada do CFS receberam diversos prêmios, dentre eles os oferecidos por Adidos Militares de Nações Amigas. Na sequência, um dos momentos mais importantes, os novos sargentos receberam seus distintivos, entregues pelos familiares.

“Agradeço a Deus, à minha família e a todos aqueles que tiveram algum envolvimento, seja direta ou indiretamente, com a minha formação, com a promessa fixada em meu coração de que cumprirei os deveres de graduado da FAB, em nome de minha honra e perante toda a Nação Brasileira”, comentou, emocionado, o aluno Luan Pablo Ribeiro Bassanelli, primeiro colocado da Especialidade de Serviço de Guarda e Segurança (SGS).

Painel

Foi inaugurado, também nessa terça-feira, o Painel da Turma na Galeria “Grandes Pintores do Brasil”. A imagem escolhida é a adaptação da fotografia reproduzida pela Sargento Bianca Viol, na Ala 1, em Brasília (DF).

“Escolhemos essa foto pela peculiaridade de nosso Esquadrão, que é composto apenas por duas especialidades, Controle de Tráfego Aéreo e Serviço de Guarda e Segurança, sendo representadas, respectivamente, pela torre de controle ao fundo [adaptada à fotografia] e pela tropa em desembarque da aeronave KC-390”, comentou a Aluna Mariana dos Passos Bomfim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Cecomsaer, Fotos: Sargento Bianca/CECOMSAER e Soldado Charleaux/EEAR



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below