Escola de Guerra Naval é palco do lançamento do livro “Estudos Marítimos: Visões e Abordagens”

Os Comandantes Francisco Eduardo Alves de Almeida e William de Sousa Moreira, Professores Doutores do PPGEM, na sessão de autógrafos
No dia 6 de dezembro, foi realizado o lançamento do livro “Estudos Marítimos: Visões e Abordagens”, organizado pelos Comandantes Francisco Eduardo Alves de Almeida e William de Sousa Moreira, Professores Doutores do Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval. A obra apresenta a extensão do foco dos estudos e das pesquisas do PPGEM, refletindo em 12 capítulos a interdisciplinaridade e abrangência desse campo acadêmico.
Para elaboração do livro, participaram professores das três Linhas de Pesquisa do PPGEM – o primeiro programa profissional com viés marítimo no Brasil, inserido na área de Ciência Política e Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES – MEC). A obra também conta com um capítulo do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, Professor Doutor da Universidade de Lisboa, que faz uma análise sobre os Estudos Marítimos naquele país.
A iniciativa de elaboração do livro insere-se no âmbito do projeto de pesquisa “Inova EGN”, desenvolvido pela Escola de Guerra Naval com o apoio da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR). No lançamento, estiveram presentes o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira; os ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira, entre outras autoridades; e integrantes da comunidade acadêmica.