Escola de Guerra Naval fará seleção de Pesquisadores Voluntários para o subgrupo “Segurança Espacial – Eventos Eletromagnéticos”

1.2kviews

O Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN-MB), Instituição de Ensino Superior (IES) de pós-graduação da Marinha do Brasil, abre processo seletivo para pesquisadores em regime de voluntariado com início no segundo semestre de 2020 para o Subgrupo de Pesquisas “Segurança Espacial – Eventos Eletromagnéticos”.

1. DESCRIÇÃO TEMÁTICA

Estudos científicos e evidências empíricas indicam que emissões de pulsos eletromagnéticos podem degradar a infraestrutura dos estados, podendo danificar e até mesmo interromper a tecnologia estrutural crítica da nação. Razão esta pela qual não se pode ignorar o impacto potencial de tais ameaças, de forma que se mostra imperativo se encetar estudos na área com o objetivo de se incrementar a resiliência do país. Para tanto, dado o caráter multifacetado e multidisciplinar do objeto de estudo, será necessário que se componha uma equipe heterogênea e munida de crescente sinergia, com pesquisadores das mais diversas origens e atuações.

2. SOBRE O LSC

O Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) congrega dezenas de pesquisadores, desde graduação até pós-doutorado, de diversas IES envolvidas em atividades acadêmicas e linhas de pesquisa relacionadas aos temas de defesa e segurança em proveito do Brasil. Seu objetivo é ampliar e aprofundar pesquisas com ênfase nos aspectos marítimos e navais, como exemplo a Amazônia Azul.

Para mais informações sobre o LSC, acessar: https://www.marinha.mil.br/spp/sobre-o-laboratório-de-simulações-e-cenários

2.1 Cenários Prospectivos e Estudos de Futuro

O Grupo de Pesquisa Cenários para Defesa Nacional e Segurança Internacional – Sementes de Futuro, Metodologias e Práticas (doravante neste documento Grupo Cenários de Defesa – GCD) é cadastrado no Diretório Geral de Pesquisas do CNPq como uma linha de pesquisa (em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/1116089790034270687169) do Grupo: Design de Jogos, Processos Decisórios e Cenários Prospectivos (em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1116089790034270) sendo um dos grupos de pesquisa do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC).

2.2 O GCD tem por objetivos:

1. levantar sementes (de pequenos sinais até tendências) dos futuros possíveis e de processos (metodologias e práticas de elaboração de cenários) de mapeamento desses futuros, evitando armadilhas das agendas impostas e priorizando o interesse nacional;

2. adaptar tais resultados aos interesses do Estado;

3. tornar públicos os resultados obtidos (em relatórios, artigos, cursos abertos à comunidade acadêmica e profissional etc) de modo que os documentos produzidos sirvam como subsídios, por um lado, ao planejamento de alto nível da Marinha do Brasil, das demais Forças e do Ministério da Defesa, e, por outro, ao planejamento de diversos segmentos do governo e da sociedade civil em geral, que lhes permitam antecipar, aprender e decidir mais rapidamente.

O GCD conta com dezenas de pesquisadores, de pós-doutores a graduandos, que estudam temas como Escassez de Recursos, TIC, Guerra do Futuro, Tendências Marítimo-navais, Segurança Espacial, Energia Nuclear etc, organizados em subgrupos de pesquisa com esses nomes.

Cada subgrupo de pesquisa do GCD é composto por um Pesquisador Senior (PS), um Líder de Pesquisa (LP), um Vice-líder (VL) e Pesquisadores Voluntários (PV, para mestres e doutores) ou Assistentes de Pesquisa (AP, para os demais) Cabe, ao VL, dar suporte e substituir eventualmente o LP.

Para registrar pública e institucionalmente sua adesão voluntária ao GCD do LSC, todos os pesquisadores são convidados a assinar os “Deveres dos Pesquisadores”. Aqueles que forem chamados para assumir liderança de grupos de pesquisa ou o papel de Pesquisadores Seniors no GCD, também são convidados a assinar respectivas listas de deveres.

A entrada, a permanência e a saída da condição de pesquisador do GCD são feitas por processos colegiados de seleção e avaliação interna por pares. O respectivo registro no DGP do CNPq é feito pela Coordenação mediante as informações prestadas trimestralmente pelo LP de cada subgrupo. Os pesquidores registrados no DGP receberão um crachá do LSC para uso interno na EGN.

3. OBJETIVOS

O Subgrupo de Pesquisas “Segurança Espacial – Eventos Eletromagnéticos”., tem por objetivo primário, fornecer subsídios de curto, médio e longo prazo aos tomadores de decisão e, para tanto, se propõe a levantar os estudos sobre eventos eletromagnéticos de origem espacial ou criados pelo homem por meio de pesquisa bibliográfica e documental.

Como objetivo secundário, obtidos os resultados do estudo, buscar-se-á conscientizar a sociedade brasileira quanto aos assuntos afetos ao tema de pesquisa, sobretudo na área de cenários prospectivos, difundindo-os no meio acadêmico civil e com o fito de integrar civis e militares.

4. PÚBLICO-ALVO

Para este edital, deseja-se convidar pesquisadores Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Pós-Graduandos e graduandos a partir do 5o período, nas áreas (ou correlatas a elas) de Astrofísica, Física, Geofísica, Relações Internacionais, Estudos Estratégicos, Defesa e Gestão Estratégica, Direito, Economia, TI e Engenharias, que busquem desenvolver pesquisas voltadas ao objeto de pesquisa. Os candidatos podem ser oriundos de IES do Brasil e exterior.

5. ATIVIDADES

Os candidatos deverão ter disponibilidade de comparecer quinzenalmente às reuniões presenciais do projeto para orientação e devolutivas do andamento da pesquisa. Como produtos decorrentes, deverão ser produzidos relatórios e artigos com base nos resultados obtidos com a pesquisa. Após o primeiro relatório interno, o pesquisador terá seu nome incluído no CNPQ como participante do LSC.

Além das reuniões quinzenais, serão produzidos relatórios individualizados sobre o material coletado e a sua respectiva organização, os quais deverão ser encaminhados semanalmente ao e-mail [email protected]

Mensalmente será realizada uma reunião geral com a presença de toda a equipe.

5.1 Divisão das equipes

Com o fito de melhor aproveitar os recursos humanos, os pesquisadores selecionados por este edital desenvolverão suas pesquisas com base em um levantamento a ser realizado por núcleos de diversas áreas do conhecimento, sendo eles: Político (ciência política, relações internacionais, estudos estratégicos, direito), Fenômenos Físicos (física, astrofísica, geofísica etc.), Infraestrutura (Engenharias, TI, Economia), Defesa e Segurança (militares, polícias, bombeiros, defesa civil), Cenários (pesquisadores do LSC e de outras IES).

As vagas para todas as áreas estão disponíveis tanto para civis quanto para militares.

Cabe destacar que a distribuição dos pesquisadores será feita conforme sua área de formação e de atuação como pesquisador. Sendo igualmente digno de destaque que, com o intuito de promover a integração entre o setor civil e militar e as diversas áreas de conhecimento, os relatórios técnicos entregues pelos pesquisadores devem buscar uma redação didática e que fomente a sinergia entre todos os núcleos.

5.2. DOS INCENTIVOS ACADÊMICOS

Aos pesquisadores voluntários será disponibilizado acesso aos computadores do LSC, repositório virtual de publicações e livros, biblioteca da EGN entre outras estruturas disponíveis para a realização das atividades.

Registro da pesquisa desenvolvida no âmbito do Subgrupo de Pesquisas “Segurança Espacial – Eventos Eletromagnéticos” pelos pesquisadores voluntários selecionados que possuam cadastro na plataforma Lattes.
Será criada uma página no Linkedin para fins de publicidade dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Subgrupo de Pesquisas “Segurança Espacial – Eventos Eletromagnéticos” com as publicações dos pesquisadores do projeto e que poderão ser lançados pelo pesquisador na Plataforma Lattes como atividade acadêmica.

6. VAGAS E DURAÇÃO

Inicialmente, são oferecidas 8 vagas para o segundo semestre de 2020. A coordenação do LSC se reserva ao direito de não preencher o total das vagas oferecidas. O prazo para a permanência do pesquisador no projeto é de um ano, podendo ser prorrogado a critério do LSC.

7. PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo constará de inscrição, conforme o item 7.1, e entrevista, conforme o item 7.2.

7.1. Inscrições

7.1.1. Taxa

Não há taxa de inscrição.

7.1.2. Período

As inscrições serão realizadas por e-mail no período de 01 de abril até as 24h do dia 28 de abril de 2020.

7.1.3. Procedimento

Os candidatos deverão enviar para o endereço [email protected], com assunto “candidatura Eventos Eletromagnéticos” e com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, CPF, telefone e grau de instrução. No caso de graduandos, indicar o período que estiver cursando e a previsão de formatura. Todos os candidatos deverão indicar no e-mail dois horários disponíveis para entrevista, conforme o período estabelecido no item 7.2, observando os horários intervalados em 20 minutos (ex.: 9h, 9h20, 9h40). O horário que for definido pela comissão avaliadora, conforme análise da disponibilidade, será confirmado no e-mail de convocação a ser enviado aos candidatos pré-selecionados.

7.2. Entrevista

A entrevista será realizada no dia 04 de maio de 2020, das 9h às 14h, na sala do LSC/EGN, segundo o horário de convocação a ser enviado por e-mail no dia 30 de abril de 2020 para o candidato pré-selecionado. Na ocasião, o candidato convocado deverá apresentar a documentação exigida, conforme item 9.

Excepcionalmente, caso a comissão avaliadora verifique a impossibilidade de se realizar a entrevista de forma presencial, os candidatos convocados serão avisados, com antecedência de 48 horas, sobre eventual realização da entrevista por meio de aplicativos de vídeo, como o Skype.

8. RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado no dia 11 de maio de 2020 via e-mail.

9. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

a) Cópia do RG e CPF;
b) Currículo Vitae em modelo Lattes / CNPq;
c) Cópia de Histórico Escolar com CR 7 (mínimo) para graduandos e do Diploma ou Certificado de conclusão de curso para graduados e pós-graduados.
OBS.: Diploma ou Histórico Escolar de instituições estrangeiras não precisam estar validados.

10. CALENDÁRIO

calendario

11. COMISSÃO AVALIADORA

CMG (RM1 IM) Claudio Corrêa – Professor Doutor – LSC/EGN
Ten. Cel. (Ref.) Paulo Roberto Batista – Professor Doutor – UNIFA
Rafael Laginha – Mestre em Estudos Estratégicos – Pesquisador Voluntário LSC/EGN

MAIS INFORMAÇÕES
Laboratório de Simulações e Cenários
Escola de Guerra Naval
Av. Pasteur, 480 – Urca – Rio de Janeiro – RJ

E-mail: [email protected]

 

You may also like