Escola de Guerra Naval promove o 4º Minicurso de Cenários Prospectivos

Google News

De 9 a 20 de novembro, foi realizado pela Escola de Guerra Naval (EGN) o 4º Minicurso de Cenários Prospectivos do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC). O curso é um produto para o Projeto Prospectiva em Segurança e Defesa – PROCAD Defesa, que visa contribuir com a disseminação do pensamento prospectivo, sendo uma iniciativa da linha de Pesquisa “Cenários Prospectivos para a Defesa e Segurança”.

Gratuito e aberto à sociedade, o minicurso foi conduzido nessa edição de forma virtual, compreendendo 40 horas de aulas, palestras, leituras, mesas-redondas e painéis de pesquisas. Contou com a participação de professores convidados (especialistas de instituições líderes em âmbito nacional dessa área) e pesquisadores do LSC. O curso congregou 81 alunos (brasileiros e estrangeiros), com formação em diferentes áreas de conhecimento, da graduação a pós-doutorado, oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior (a maioria sem vínculo com as Forças Armadas).

O minicurso também integrou profissionais do Ministério da Defesa, da Receita Federal, da Amazul Tecnologia de Defesa, da Petrobras, da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (em Moçambique), entre outras instituições.

O LSC é um espaço de pesquisas científicas orientadas para produções acadêmicas e profissionais, relacionadas à conjuntura ou ao futuro nas áreas de Defesa, Poder Marítimo e Segurança Internacional de interesse público-privado, no nível político-estratégico. As pesquisas e práticas são conduzidas voluntariamente por estudantes (graduandos e pós-graduandos) e profissionais especializados, sob a coordenação de professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN.



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: