Escola de Operações de Paz de Caráter Naval participa de curso em Centro de Treinamento da OTAN

Turma do Curso de Operações de Interdição Marítima em Apoio à Contrapirataria com o Comodoro (Marinha da Grécia) Stelios Kostalas, Diretor do NMIOTC. À esquerda do Diretor, o Capitão de Fragata (FN) Adler Cardoso Ferreira, Encarregado da EsOpPazNav

A Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav), da Marinha do Brasil (MB) sediada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), representada pelo capitão de fragata (FN) Adler Cardoso Ferreira, ampliou sua capacitação ao prover treinamento entre os dias 1º a 9 de julho, a militares integrantes de tripulações de navios e de estados-maiores desdobrados em operações de paz de caráter naval.

Estes militares participaram do curso em um Centro de Treinamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Grécia e realizaram visita à Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

O Cmte Adler que é o encarregado da EsOpPazNav no CIASC participou, na qualidade de aluno, do Curso de Operações de Interdição Marítima em Apoio à Contra pirataria, ministrado pelo NATO Maritime Interdiction Operational Training Centre (NMIOTC) entre os dias 1º e 5 de julho.

Localizado na cidade de Chania, na Ilha de Creta – Grécia, o Centro de Treinamento é responsável por prover treinamento aos países-membros da aliança militar ocidental e suas nações amigas.

Em seguida, deslocou-se ao Líbano a fim de visitar a FTM-UNIFIL. Acompanhado durante toda a visita pelo Capitão de Fragata (FN) Bruno Kochulinsk Caldas, Oficial de Inteligência daquela FTM, o Encarregado foi recebido, em 6 de julho, a bordo da Fragata União, Capitânia daquela FTM, pelo Capitão de Fragata André Rodrigues Silva Selles, seu Comandante.

A bordo, participou de palestras ministradas por oficiais e praças integrantes pelo Destacamento Embarcado do Estado-Maior da FTM-UNIFIL, bem como pelo Imediato e pelo Chefe do Departamento de Operações do navio, com o fim de identificar oportunidades de melhoria da fase de treinamento pré-desdobramento dos militares brasileiros desdobrados naquela FTM.

Tanto o curso no NMIOTC quanto a visita à FTM-UNIFIL foram oportunidades de extrema relevância para a atualização e evolução da EsOpPazNav: o curso, por ser vetor de ampliação da atuação daquela Escola no eixo Preparação de Militares para Operações de Paz de Caráter Naval quanto no eixo Paz e Segurança Marítima.

Já a visita, como meio de obtenção de feedback do treinamento pré-desdobramento ministrado no Brasil, particularmente quanto a seus níveis de atualização e assimilação. Isso permitirá desdobrar na FTM-UNIFIL e em missões de caráter naval vindouras, pessoal melhor qualificado, em condições de operar de forma mais efetiva.

  • Com informações do CCSM


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below