Escola Preparatória de Cadetes do Ar homenageia ex-combatente no Dia da Vitória

Soldado João Rodrigues é um dos barbacenenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial

blank

No dia 8 de maio foi celebrado, em todo o mundo, a data que deu fim a Segunda Guerra Mundial, também conhecida como o “Dia da Vitória”.

Em Barbacena (MG), o dia é tradicionalmente comemorado com evento cívico-militar na Praça Dom Silvério, no centro da cidade, onde encontra-se erguido um monumento em homenagem aos ex-combatentes barbacenenses que arriscaram suas vidas em solo europeu.

O comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, homenageou o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Rodrigues da Costa, cercado por familiares e representantes da Escola.

blankDevido à pandemia da COVID-19, este ano a comemoração ocorreu de forma reservada, mas o “pracinha”, que hoje está com 97 anos de idade, ouviu a homenagem em forma de “voz e violão”, feita por dois integrantes da Banda de Música da EPCAR.

O brigadeiro Silva Mendes entregou uma lembrança, em nome do efetivo da Escola, e enalteceu a memória histórica.

blank“Nenhuma nação, nenhum exército, nenhum país tratou os italianos tão bem como os brasileiros trataram. Há relatos, inclusive, de que soldados brasileiros deixaram de comer o seu alimento para doar ao povo italiano que estava passando fome. Então, o senhor, junto com os demais combatentes mostraram não apenas o valor dos soldados brasileiros, mas o valor do povo brasileiro. Agradeço por tudo que fez por nosso País”, disse.

O ex-combatente é, atualmente, o único representante dos pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região. “Eu fico sinceramente agradecido pela gentileza”, afirmou.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Sargento Domingos/ EPCAR