Escola Superior de Guerra (Campus Brasília) realiza Cerimônia de Encerramento do Curso de Diplomacia e Defesa

Na sexta edição do CDIPLOD foi tida a oportunidade de desenvolver atividades diplomática para profissionais aptos ao exercício dos cargos de adido às representações brasileiras

blank

Na última sexta-feira (24), foi realizada, no auditório do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG-BSB), a Cerimônia de Encerramento da 6ª edição do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD/2021).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Campus Brasília da ESG, Vice-Almirante Paulo Renato ROHWER Santos, que destacou “a importância de uma perfeita articulação entre as esferas diplomáticas e de defesa na consecução dos interesses nacionais”.

blankNesta edição o curso, contou com a presença das seguintes autoridades: Ministro de Estado das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Carlos França; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/MD), Dr. Marcos Degaut; Embaixadores da Rússia, Sr. Alexey Kazimirovitch Labetskiy, e da União Europeia, Sr. Ignacio Ybañez; e os Srs. Embaixadores, do MRE, Arthur Meyer, Flávio Macieira e Kenneth Nóbrega.

A Turma “Embaixador Paulo Tarso Flexa de Lima” foi composta por 39 alunos, sendo 21 militares e 18 civis, de 20 prestigiadas instituições nacionais. Os formandos receberam, das mãos dos componentes da Mesa de Honra, os certificados e distintivos do CDIPLOD.

blankA sexta edição do CDIPLOD teve a duração de cinco semanas, sendo três em EAD e duas com aulas presenciais, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver competências próprias da atividade diplomática para profissionais aptos ao exercício dos cargos de adido às representações brasileiras no exterior e de assessor internacional de órgãos da alta administração pública, com ênfase nos interesses da Defesa Nacional.

A Mesa de Honra, além do Vice-Almirante Rohwer, foi composta pelo General de Brigada R/1 Carlos Henrique Teche, Diretor do Departamento Acadêmico da ESG-BSB; pelo Cel Marcelo Maia Chiesa, Chefe da Divisão de Ensino; e pelo Diretor do CDIPLOD, Cel R/1 Luiz Otávio Sales Bonfim.