Esquadra implementa Unidade de Descontaminação Volante

UDVE em ação na Fragata “Constituição”
Como parte do esforço de combate à propagação do novo coronavírus, o Comando em Chefe da Esquadra implementou, desde 30 de março, a Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra (UDVE).
Sob coordenação do Comando da Força de Superfície e tendo como Encarregado um Oficial do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML), especialista em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR), a UDVE tem por tarefas realizar a higienização e descontaminação dos navios e organizações militares da Esquadra, bem como contribuir para o adestramento e qualificação do pessoal em procedimentos básicos de DefNBQR.
A formação inicial da UDVE contou com apoio da Companhia de DefNBQR, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, na higienização do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” e de ambulâncias da Unidade Médica da Esquadra, em 25 de março.
A UDVE contará com cerca de 50 militares qualificados, os quais permanecerão em suas Organizações Militares (OM) de origem e serão acionados conforme a programação de higienizações e descontaminações no âmbito da Esquadra. A preparação dos componentes da UDVE é realizada pelo CAAML, por meio de Estágios de Qualificação em Descontaminação NBQR, em turmas de até 25 alunos, com duração de quatro dias úteis.
A atuação da UDVE propiciará mais autonomia e flexibilidade ao Comando em Chefe da Esquadra nas ações de higienização e descontaminação dos navios e OM subordinadas, aliviando a demanda sobre as equipes especializadas de DefNBQR de outros Comandos.

You may also like