Esquadrão Guardião 2°/6° GAV irão operar Aeronaves E-99M Modernizadas pela Embraer

Aeronave E99M está próxima de sua entrega e entrada em operação depois do cumprimento de mais uma importante etapa de Modernização. Este fato representa um salto operacional da Força Aérea Brasileira.

Foto de Entrega da Aeronave E-99 6702 em Gavião Peixoto para Modernização.

A Aeronave Embraer 145 cumpre missões de vigilância e inteligência eletrônica na Força Aérea Brasileira, denominado E-99, estabelece um grande poder estratégico que multiplica a capacidade operacional no ar e apoio às operações de segurança e defesa. Para que os sistemas estejam de acordo com as novas tecnologias em outubro de 2018   (FAB) entregou, a segunda aeronave E-99 para a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), responsável pelo processo de modernização, cuja ação é coordenada pelo Comando Geral de Apoio que tem como missão prover os meios para que as aeronaves estejam aptas para emprego nas diversas organizações da Força Aérea Brasileira. Essa é mais uma etapa do projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Histórico

A aeronave é empregada no Esquadrão Guardião, 2°/6° GAV, sediada na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO), que faz parte da aviação de reconhecimento que juntamente com outras organizações compartilham o desafio de detectar ameaças, assim como proteger e integrar o território nacional.

Neste momento a aeronave recebe uma nova pintura que marca a realização de uma importante etapa no processo de modernização.

De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha:

A modernização possibilitará uma melhor visualização dos tráfegos, que mais informações sejam captadas, um incremento na capacidade de atuação em um ambiente de guerra eletrônica, além de uma melhoria na coordenação dos sistemas embarcados”, destaca.

Missão

A aeronave E-99 é capaz de detectar alvos aéreos e transmitir as informações de detecção para os centros de controle em terra. Além disso, cumpre missões de Controle e Alarme em Voo, com a participação de aeronaves de caça em voos de defesa aérea, de Busca e Salvamento e de Vigilância e Controle do Espaço Aéreo.

Fotos de Divulgação: disponível no Fab.mil

As aeronaves de reconhecimento compõem ações estratégicas de defesa e segurança eletrônica que colocam a Força Aérea em um novo patamar frente ao cenário mundial. Atualmente da FAB vem desenvolvendo diversas ações para manter-se atualizada o que compõe a visão estratégica para futuro, a chamada Força Aérea 100.

“A Concepção Estratégica “Força Aérea 100” contém as diretrizes necessárias para orientar como será o futuro da FAB. Ela contém as suas atribuições, eixos estratégicos e capacidades que lhe permitirão cumprir os desafios de amanhã, sempre reforçando a ética, o profissionalismo e os demais valores que permitiram que a Instituição conquistasse a confiança do povo brasileiro e dos países amigos. Neste sentido, o desenvolvimento contínuo da estratégia, planejamento e controle é essencial para que a FAB contribua para o desenvolvimento do Poder Aéreo e Espacial Brasileiro, mas sempre com o foco na sua missão primária e voltado para as futuras gerações que se utilizarão desse Poder.”

Disponível em : https://www.fab.mil.br/Download/arquivos/FA100.pdf

 

Fotos de Divulgação: disponível no Fab.mil

A Aeronave Embraer 145 demonstra a construção de uma poderosa plataforma que permite cumprir diversas missões e acreditamos que este projeto representa a grande capacidade da indústria nacional no apoio às organizações militares no desenvolvimento e implementação das tecnologias necessárias o cumprimento das missões institucionais.

Ainda estão previstas nas etapas de modernização a realização de testes em solo e em voo além da certificação coordenada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). O Instituto é um órgão inserido na estrutura do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Sua missão é fomentar, coordenar e apoiar as atividades e empreendimentos que visam o desenvolvimento e consolidação das indústrias aeronáuticas e espaciais no território brasileiro.

Fotos de Divulgação: disponível no Fab.mil

Cabe ressaltar que estas informações são de domínio público, retirada do site da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br) e publicações disponíveis. O objetivo e transmitir informações de qualidade que fortaleçam a imagem da Força Aérea no Brasil, do orgulho nacional representado por suas instituições. Fotos usadas são da Agência Força Aérea Brasileira.

 

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, apoiar, militar, aereo, asas, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here