Esquadrão HU-1 realiza exercício com nova aeronave UH-17 a bordo de navios da esquadra

Integrantes do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd HU-1), realizaram entre os dias 22 e 23 de abril, exercícios a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano”, e o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”.

O exercício contou com a nova aeronave UH-17, onde a qual realizou seus primeiros pousos a bordo de uma navio da esquadra.

Pilotos e tripulantes do Esqd HU-1 passaram por Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo, adestramentos de remoção e colocação de pás, hangaragem, rolagem e peação do helicóptero nos respectivos convoos.

Sob a supervisão de representantes da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAAerM), foi possível treinar as Equipes de Manobra e familiarizar as tripulações com as especificidades e capacidades do UH-17.

O evento faz parte do processo de construção do conhecimento operacional do novo modelo de aeronave e preparo para seu emprego, que acontecerá pela primeira vez, na próxima Operação Antártica (programada para ocorrer de outubro de 2020 a abril de 2021), em substituição aos UH-13 (Biturbina).

As aeronaves embarcadas nos Navios Antárticos representam um importante vetor de apoio aos projetos de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro conduzidos no Continente Gelado.

Além de proverem sustentação à ciência, em locais remotos e de difícil acesso, são fundamentais no auxílio à navegação nas águas austrais, promovendo o esclarecimento de campos de gelo e indicando a melhor derrota a ser seguida em áreas com grande presença de cobertura glacial.

  • Com informações do CCSM


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: