Esquadrão HU-2 realiza dois salvamentos, na mesma semana, próximos da costa do Espírito Santo

blank
Içamento de ferido do navio “AP Dubrava”

O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) teve uma semana (16 a 19 julho) bem corrida. No dia 17 de julho, o esquadrão se encontrava como Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), e foi acionado para prestar apoio ao navio “AP Dubrava”, de bandeira das Ilhas Marshall.

Na embarcação, que se encontrava a 60 milhas náuticas (110 Km) da costa do Espírito Santo (ES), havia passageiros mortos e feridos, em decorrência da suspeita de inalação de gás tóxico.

Por volta das 21h, a aeronave Pégasus N-7201, partiu em direção à Vitória-ES para, no dia seguinte, se deslocar até o objetivo.

Leia mais:

Em 18 de julho, ao chegar no local, um componente do Grupo de Busca e Salvamento Aeronaval (GSAR-ForAerNav) acompanhado de um Médico de Aviação foram arriados no navio por meio do guincho da aeronave e puderam constatar o óbito de dois tripulantes e o estado de saúde de outros três que inspiravam cuidados, sendo dois intoxicados e um com suspeita de AVC.

Os três tripulantes foram içados e transportados até a Capitania dos Portos do Espírito Santo, onde já havia ambulâncias à espera deles. Os pacientes foram levados para hospitais da Grande Vitória-ES.

Ainda no dia 18 de julho, o HU-2 foi acionado novamente. O objetivo naquele momento era uma embarcação pesqueira de nome “Arca da Fé” que havia desaparecido. A ASE realizou buscas até o pôr do sol e continuaram no dia seguinte.

Na tarde de 19 de julho, um contato foi avistado no mar e identificado pelo FLIR (Forward Looking Infra-Red) da aeronave como sendo o “Arca da Fé”. Foi realizado contato com o Navio Patrulha “Amazonas”, que também participava das buscas, para informar a posição do pesqueiro.

Membros do GSAR-ForAerNav foram arriados na água a fim de avaliar o estado dos tripulantes da embarcação. Após a chegada do “Amazonas”, o Pégasus N-7201 retornou para Vitória-ES.

  • Com informações do CCSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here