Esquadrão HU-41 atua em apoio à missão humanitária em comunidades indígenas do Maranhão

Aeronave Super Cougar em comunidade indígena Barra do Corda (MA)

Militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, estão sendo empregados em apoio à missão humanitária de atendimento médico em comunidades indígenas, em uma ação dos Ministérios da Defesa, da Saúde e da Justiça para prevenção da Covid-19, no contexto da Operação “Maranhão”.

A Operação foi dividida em três fases. A primeira ocorreu de 15 a 21 de setembro, em Barra do Corda (MA). A segunda é realizada de 21 a 28 de setembro, nos municípios de Santa Inês e Zé Doca (MA). A terceira, de 28 de setembro a 5 de outubro, vai atender populações dos municípios de Grajaú, Arame e Amarante (MA).

Militares profissionais de saúde integram a Operação “Maranhão”

A região atendida possui a sétima maior população de índios do País, conforme dados do Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena (SIASI), com 37.169 membros, distribuídos em 629 aldeias, localizadas em 22 municípios, com os seguintes povos: Guajajara, Gavião, Awá-Guajá, Ka’apor, Krenyê, Krikati, Kanela Apaniekrá, Kanela Rankokramekrá, Timbira, além dos Akroá-Gamela e Tremembé, que estão em processo de reconhecimento e ainda não estão em territórios indígenas.

Fonte: CCSM



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!