Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira incorpora sua nova aeronave SC-105

O 2º/10º Grupo de Aviação (2°/10° GAv), Esquadrão Pelicano, realizou cerimônia no dia 24 de novembro, na Ala 5, em Campo Grande (MS), de incorporação oficial da nova aeronave SC-105, FAB 6551.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, já havia no último dia 14, em Sevilha, na Espanha, recebido a mesma que logo após a este recebimento, vou para o Brasil passando por alguns países da África até chegar ao seu destino final.

O comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, presidiu a cerimônia de incorporação do FAB 6551, que se iniciou com o banho da aeronave, seguida da apresentação da tripulação.

“É um momento muito importante para a Força Aérea Brasileira poder incorporar ao seu acervo mais uma aeronave que é uma das plataformas mais modernas a ser utilizada na nobre missão de salvar vidas”, ressaltou o Brigadeiro.

O batismo da aeronave é o maior símbolo da incorporação ao Esquadrão e foi realizado pelo Brigadeiro Augusto Cesar; pelo Comandante do 2º/10º GAV, Tenente-Coronel Aviador Luciano A. Marchiorato Dobigines, e pelo Major Aviador Tiago Taffarel, piloto responsável por trazer a aeronave até a Ala 5.

“Essa aeronave vai contribuir para que o Esquadrão cumpra a sua missão, com um incremento na capacidade operacional”, explicou o Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador, Marchiorato.

O SC-105, FAB 6551, traz a novidade do Sistema de Reabastecimento em Voo (REVO), que foi um pedido da Força Aérea atendido pela Airbus, construtora desse modelo de avião. Que conta ainda, com um sistema eletro-óptico de busca de imagem através do espectro infravermelho, que permite detectar, por meio do calor, uma aeronave acidentada à noite ou uma pessoa no mar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Tenente Barbieri; Sargento Peterson; Soldado Centurião / Ala 5