Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas realiza cerimonia de passagem de Chefias

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior passou, nesta terça-feira (14), a Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (CHOC), para o Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros. O Oficial-General assumirá o Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Unidade sediada em São Paulo (SP).

Durante a solenidade militar, realizada em Brasília (DF), ocorreu também a passagem de Chefia de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHELOG). O General de Exército Laerte de Souza Santos, passou o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

Durante o evento, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), destacou a dedicação, a competência e a integridade com que o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior conduziu os trabalhos.

“Muito obrigado pela maneira responsável e enriquecedora com que tratou os assuntos de defesa. Formulo meus votos de felicidades e desejo o mesmo sucesso profissional à frente do nosso Comando-Geral de Apoio, no qual terá a oportunidade de replicar sua competência e larga experiência profissional para a Força Aérea em prol da soberania, desenvolvimento e integração do nosso País”, disse.

Em seu discurso de despedida, o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior, agradeceu pela oportunidade, bem como salientou as atuações em diversas operações.

“Com a confiança mútua, cumprimos nossas missões e deixamos de ser apenas conjuntos e atuamos como coordenadores em diversas operações interagências, como a São Cristóvão e a Verde Brasil. Nesses eventos, desenvolvemos conhecimento mútuo e fortalecemos nossa confiança”, discursou.

Para o Major Brigadeiro Fiorentini, que assumiu a Chefia de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, as expectativas são as melhores para o novo cargo.

“Usaremos todas as ferramentas necessárias para aplicar no processo de integração e interoperabilidade logística entre as três Forças, além de coordenar o planejamento, a execução e o acompanhamento de programas, projetos e atividades”, sintetizou.

A cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa substituto, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; do Comandante da Marinha do Brasil substituto, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth; do Comandante do Exército Brasileiro substituto, General de Exército Walter Souza Braga Netto; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Franselmo Araújo Costa; do Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes; e do Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer.

Estiveram presentes, ainda, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Alto-Comando da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

  • As Chefias

Chefia de Operações Conjuntas (CHOC)

Órgão interno do Ministério da Defesa que presta assessoria ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por meio da coordenação de diretrizes de planejamento, execução e acompanhamento de temas voltados ao preparo e emprego conjunto das Forças Armadas, inclusive em operações de paz.

Chefia de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHELOG)

Tem como responsabilidade o assessoramento do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (ECMFA) nos assuntos relativos à logística, mobilização e serviço militar, propondo ações e acompanhando projetos do setor, incluindo tecnologia militar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Soldado T. Amorim


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail