Estados Unidos e Coreia do Sul decidem encerrar as manobras militares conjuntas visando paz na região

Google News

Visando restabelecer a paz na região e como um gesto de boa vontade de ambos os países, os Estados Unidos e a Coreia do Sul resolveram encerrar os exercícios militares conjuntos de grande envergadura, onde os quais provocam o descontentamento na vizinha Coreia do Norte, anunciou o ministério sul-coreano da Defesa. Os dois exercícios, batizados de “Key Resolve” e “Foal Eagle”, serão substituídos por manobras mais restritas “com a finalidade de preservar a preparação militar” das forças estacionadas na Coreia do Sul, indicou o ministério através de um comunicado.

A decisão foi tomada, após uma conversa telefônica entre os ministros da Defesa sul-coreano e norte-americano, Jeong Kyeong-doo e Patrick Shanahan, três dias após o novo encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói. Este encontro foi concluído sem acordo, mas os dois dirigentes manifestaram a intenção de manter aberta a porta do diálogo. As manobras “Foal Eagle”, que acontecem normalmente na primavera, provocam todos os anos a ira de Pyongyang, que vê nelas uma representação de uma invasão a Coreia do Norte.

Ano passado, 200.000 soldados sul-coreanos e 30.000 soldados norte-americanos participaram dos exercícios conjuntos “Foal Eagle” e “Key Resolve”. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul, têm ultimamente adotado uma política de redução a vários exercícios militares conjuntos, assim como os bombardeiros norte-americanos que deixaram de sobrevoar a Coreia do Sul, desde o primeiro encontro entre Trump e Kim Jong Un, em junho último em Singapura. Donald Trump queixou-se por diversas vezes do custo desses exercícios, mas, entretanto, ainda não intensificou a retirada de cerca de 28.500 soldados norte-americanos baseados na Coreia do Sul.

  • Com informações de agências de notícias internacionais


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here