Estados Unidos iniciam série de exercícios com países aliados na Europa

O Comando Europeu dos Estados Unidos (EUCOM) divulgou comunicado nesta terça-feira (14), revelando que os EUA deram início à uma série de exercícios militares conjuntos na Europa, programados para durarem até setembro deste ano.

Esta “série reúne aliados e parceiros da OTAN para melhorar a interoperabilidade entre fronteiras e deter os adversários”, disse o comunicado. A primeira fase dos seis exercícios planejados (Immediate Response) começou em 10 de maio na Croácia, Hungria e Eslovênia.

O major-general John Healy, diretor da Diretoria de Exercícios e Avaliações do EUCOM, disse que os exercícios são conduzidos com aliados e parceiros “para garantir os interesses nacionais dos EUA, dissuadir a agressão russa e apoiar uma Europa estável e segura”.

“São exercícios elaborados para demonstrar liberdade de movimento e comando e controle operacional, interoperabilidade e alavancagem de mobilidade estratégica para responder a uma contingência emergente”, disse. Em junho, o exercício do Astral Knight se concentrará na defesa de terrenos-chave na Alemanha, Itália, Eslovênia e Croácia.

  • Com informações de agências de notícias internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below