Estados Unidos moderniza seu sistema de controle de lançamento nuclear

Imagem: Robert Gauthier/Getty Images

Considerada a maior potencia militar do planeta, as Forças Armadas dos Estados Unidos ainda fazem uso de disquetes de 8 polegadas e um computador da década de 70 para coordenar as ordens de lançamento nuclear que venham diretamente do presidente.

Mas finalmente este equipamento foi substituído. Agora, o comando estratégico dos EUA anunciou que usará “solução de armazenamento digital de estado sólido altamente segura”, segundo palavras do tenente-coronel Jason Rossi, ao site ao c4isrnet.

Há um motivo: segurança

O armazenamento é usado em um sistema antigo chamado de Strategic Automated Command and Control System – SACCS (ou Sistema Estratégico de Comando e Controle Automatizado).

Ele é usado pelas forças nucleares dos EUA para enviar mensagens de ação de emergência dos centros de comando para as forças de campo e é basicamente inatacável. A razão: foi criado muito antes da existência da Internet.

“Você não pode invadir algo que não tem um endereço IP. É um sistema único — é antigo e é muito bom”, afirmou Rossi.

O Departamento de Defesa planejava substituir o antigo computador IBM Series/1 SACCS e “atualizar suas soluções de armazenamento de dados, processadores de expansão de portas, terminais portáteis e terminais de desktop até o final do ano fiscal de 2017”, informou o Departamento em 2016.

A Força Aérea não revelou se esse projeto está completo, mas disse que aprimorou a velocidade e a conectividade do SACCS.

Apesar da idade do sistema, a Força Aérea está confiante em sua segurança e tem um bom controle sobre sua manutenção. Por outro lado, a instalação de um sistema totalmente novo não é tão fácil quanto parece.

“Você deve ser capaz de certificar que um adversário não pode assumir o controle dessa arma, que ela poderá fazer o que deve fazer quando a chamar”, disse o presidente do Conselho Científico da Força Aérea, Dr. Werner. JA Dahm, ainda em 2016.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below