Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou, entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2025, o Estágio de Atualização Pedagógica (EstAP). A atividade tem como objetivo principal promover a ambientação dos docentes e agentes de ensino recém-chegados à Academia Militar.
Coordenado pela Divisão de Ensino, o EstAP contou com a participação ativa de professores, instrutores e monitores do Corpo de Cadetes.
A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, que transmitiu ao Corpo Docente do Estabelecimento de Ensino, mensagem de motivação, destacando a importância da missão de cada um, para o sucesso da formação do futuro líder.
O estágio apresentou o modelo pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências, abrangendo conhecimentos, habilidades e atitudes. Foram realizadas oficinas dinâmicas que abordaram as especificidades do ensino na AMAN.
O encerramento marcou o início de uma nova etapa para os profissionais envolvidos, que agora estão melhor preparados para aplicar o modelo pedagógico da AMAN.
A troca de experiências e o engajamento dos participantes reforçaram o compromisso com a excelência no processo de formação dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.


Fonte: Exército Brasileiro
-
Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.
Ver todos os posts