Estrondo na região do noroeste paulista foi provocado por teste de caça brasileiro, diz empresa

A informação foi confirmada pela empresa Saab Brasil, responsável pela fabricação das aeronaves

blank
Imagem: Embraer

Google News

O forte estrondo sentido por moradores de cidades da região do noroeste paulista (Potirendaba, Cedral, Ibirá, Uchoa, Catiguá, Tabapuã e Catanduva), nesta terça-feira (11), teria sido provocado por um teste de um caça supersônico da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a empresa, ensaios em voo supersônico com o caça F-39E Gripen foram realizados na manhã desta terça a noroeste da base de Gavião Peixoto, em Araraquara (SP).

Os testes, que seguem procedimentos definidos pelas autoridades, são realizados acima de 5 mil metros e a uma velocidade de até 1216 km/h, provocando os estrondos.

“O Gripen realizará voos supersônicos durante os próximos meses. Voar mais rápido do que a velocidade do som cria uma onda sonora diferente, um estrondo sônico, que pode parecer mais um trovão do que uma aeronave passando. É possível que os moradores da região ouçam esse barulho durante os testes com o novo caça brasileiro. Temos o cuidado de garantir que esses voos supersônicos sejam realizados em áreas de testes designadas, em coordenação com as autoridades aeronáuticas conforme os procedimentos da Força Aérea Brasileira”, diz trecho da  nota.

De acordo com a Saab Brasil, as atividades no Brasil incluem testes de sistemas de controle de voo e sistemas climáticos, além de avaliar a performance da aeronave no clima tropical.

Também serão testadas no País características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2, que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

  • Com informações do site Gazeta Interior


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: