EUA e Grécia conversam sobre possível implementação de caças F-22 na região do mar Egeu

Os governos da Grécia e dos EUA vêem conversando sobre uma possível implementação de caças F-22 Raptor e de sistemas de defesa antimísseis Patriot em uma nova base militar que seria instalada na ilha de Cárpatos, na região de Rodes e Creta, no mar Egeu. O comandante supremo aliado na Europa do Comando Aliado da OTAN, General Curtis Scaparotti, disse que as conversas estão bem adiantadas e encaminhadas, e que será tema da próxima visita do ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, a Washington onde se deverá reunir com o secretário de Defesa americano, James Mattis.

Além disso, os militares americanos estão intensificando sua presença na Grécia, segundo o canal local ANT1. Em agosto passado, os EUA renovaram o seu acordo com a Grécia, para substituir os drones MQ-9 Reaper localizados na base aérea de Larissa (região de Tessália) por drones mais modernos, para realizar voos de reconhecimento sobre o mar Egeu, entre outras missões. Além disso, na Base Naval de Souda (Creta), possuem caças F-15 da USAF e na Base de Araxos, próximo de Patras, encontram-se outros vários tipos de armas dos EUA.

Estuda-se uma futura vinda de caças F-35 para a base aérea de Nea Anchialos (Vólos) e na base aérea de Andravida (Élida), a implementação de caças F-16. Fatores geopolíticos e geográficos que fazem da Grécia um local atraente para os EUA, segundo o general Joseph Dunford, afirmando que “a geografia da Grécia e as oportunidades no território grego são muito significativas”. Os militares americanos seguem conversando sobre a expansão de suas operações na Grécia, incluindo a utilização de um maior número de bases aéreas e navais, devido às tensões entre Washington e Ancara. já que o governo Turco, já manifestou o interesse de comprar os sistemas de mísseis russos S-400, ignorando os alertas e sanções de Washington, segundo o jornal The Wall Street.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below