EUA e Índia fazem exercício naval conjunto em meio a tensão com a China

Porta-aviões USS Nimitz (Foto: Marinha dos EUA/Flickr)

As Marinhas dos Estados Unidos e da Índia realizaram no dia 20 de julho, um exercício conjunto no Oceano Índico. Trata-se de sinalização de uma crescente cooperação estratégica entre este países, em um momento tenso das relações com a China.

De acordo com portal VOA News, o exercício ocorreu ao redor das ilhas indianas de Andaman e Nicobar. As ilhas, próximas ao Estreito de Malaca, ficam em uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. A Índia se referiu a ação como um “exercício de passagem”, quando um navio opera ao lado de outro.

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, afirmou que a manobra demostra o compromisso com uma “cooperação naval mais forte e apoiada por um Indo-Pacífico livre e aberto”.

O porta-aviões USS Nimitz, foi o capitânia do exercício conjunto promovido pelos EUA no Mar da China Meridional no início deste mês. A embarcação foi usada após manobra semelhante, realizada pelos chineses.

A região é palco de impasses entre a China e os EUA. Enquanto a China busca maior influência na região, os EUA dizem defender que o Mar da China Meridional deve ser uma região livre e aberta.

Já as tensões entre Índia e China se agravam diante do confronto sobre a disputa de fronteira no Himalaia. Na última ação, em meados de junho, 20 soldados indianos morreram.

  • Com agências internacionais


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail